TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia e Meio Ambiente

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.206 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

ROSANGELA GUIMARÃES CORDEIRO SERAIM

[pic 11]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Geografia e Meio Ambiente

Trabalho de Geografia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplina de: Climatologia; Biogeografia; Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Orientador: Prof.  Flávia da Silva Bortoloti; Luciana Pires; Flávia Cloclet da Silva; Fábio Coltro; Lílian Gavioli de Jesus.

Tutor (a) a distância: Adriana Cristina Balbino Fermiano.


SUMÁRIO

PASSO 1 – PRÁTICA DE CLIMATOLOGIA        4

PASSO 2 – PRÁTICA DE BIOGEOGRAFIA        6

PASSO 3 – PRÁTICA DE RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE        9

PASSO 4 – PRÁTICA INTERDISCIPLINAR        12

CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


PASSO 1 – PRÁTICA DE CLIMATOLOGIA

Referencial Teórico:

HANN (1882) descreve tempo atmosférico ou meteorológico como o estado recente da atmosfera em que se encontra um determinado ambiente ou localidade naquele exato momento, tendo como características fundamentais a condição da temperatura, umidade, vento, pressão, radiação solar, chuva, dentre outros fatores pertinentes.

 O Clima pode ser designado como um conjunto de elementos que determina o estado atmosférico que encontra um determinado ponto da superfície da terra e passa a ser o ambiente e as condições atmosféricas em um determinado lugar e sua sucessão habitual (SORRE,1934).

De acordo com a OMM (1960) entre os elementos do clima estão à radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento e a precipitação que são influenciados por fatores tipicamente geográficos como altitude, latitude, corrente oceânica, marítima /continental.

A meteorologia é a ciência que investiga os fenômenos atmosféricos, e tem relação ao estado químico, físico e dinâmico da atmosfera, e a Climatologia é um ramo da meteorologia que estuda o comportamento da atmosfera para um determinado período, através de métodos estatísticos. Sendo a Climatologia Geográfica a disciplina que investiga a relação entre os elementos e fatores do clima e o conceito do professor.

A Cidade de Santo André (região do Polo Acadêmico) possui um clima subtropical úmido mesotérmico, e de acordo com a classificação climática de Koppen-Geigeré do tipo Cfb (verões quentes e invernos amenos). A temperatura média anual fica em torno dos 9 graus, o mês mais quente (fevereiro) tem média de 23 graus, o mês mais frio (julho) a média de 16 graus. A temperatura máxima já registrada na cidade foi de 35 graus e  a mínima foi de – 3 graus.

Objetivos:

- Levar aos alunos o conhecimento didático sobre a diferença e os conceitos de clima e tempo e os demais aspectos de estudo da climatologia.

- Identificar e analisar a variância de tempo (previsão de tempo) na cidade residente da escola sobre um determinado período de tempo.

- Conhecer sobre o tempo e o clima na cidade residente e os fatores externos e geográficos que influenciam e determina o tempo atmosférico regional.

Materiais:

- Livros didáticos/apostilas/Xerox.

- Celulares com Aplicativos de Previsão de Tempo Local.

- Computadores.

- Lousa ou quadro negro

Metodologia:

Etapa I

Solicitar no início da aula que os alunos em duplas iniciem anotações sobre a previsão do tempo da cidade sede da escola (santo André - SP), em diferentes horários do dia sendo um horário do período matutino, um horário do período vespertino e um horário do período noturno através de aplicativos existentes dos celulares dos alunos ou através de outros mecanismos de busca como em sites (clima tempo, solar, INMET) através de computador, tablets entre outros.

Com o auxílio da lousa e dos livros didáticos/apostilas/xerox sobre o conteúdo tema disponível na escola juntamente com os alunos, descrever e  explicar para os alunos passo a passo os conceitos de estudo da climatologia ( clima/tempo atmosférico) juntamente com exemplificação.

Etapa II (segundo dia)

Com a turma em circulo e com os dados coletados (previsão do tempo) pelas duplas de alunos do período determinado e com base no conteúdo explicado na aula anterior, solicitar que os alunos expressem a variação de temperatura anotadas e percebidas na cidade de Santo André no decorrer do dia anterior.

Debater com os alunos com base na aula anterior (climatologia) os fatores que determinaram e foram responsáveis por essa variação ou estabilidade de temperatura local.

Discutir com os alunos quais características locais (relevo, altitude, geografia em geral dentre outros) que influenciam e determina esse valor médio de temperatura local.

Avaliação:

        O aluno será avaliado por todo o percurso das etapas I e II, através da análise da participação e interação do aluno nas atividades propostas.

Tempo Estimado:  2 dias sendo 1 aula dia.


PASSO 2 – PRÁTICA DE BIOGEOGRAFIA

Referencial Teórico:

Segundo José William Vesentini (2010) os seis domínios morfoclimáticos brasileiros têm por base a superposição do clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, ou seja, certo ar de família em extensas áreas, onde o visual da paisagem é normalmente fornecido pela vegetação.

Para Aziz Ab’Saber,(1970) os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à grande extensão territorial do Brasil, nos defrontamos com domínios muito diferenciados uns dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com