TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização E Seus Impactos

Pesquisas Acadêmicas: A Globalização E Seus Impactos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  4.366 Palavras (18 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 18

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA ECONOMIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS

COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ECONOMIA

MUDANÇAS NAS REGRAS DO JOGO DA MACROECONOMIA

A GRANDE MUDANÇA

AS FACES DA GLOBALIZAÇÃO

PÓS E CONTRAS

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Na atualidade, vivemos o aprofundamento da inovação da globalização, onde indústria e conhecimento espalham-se por todos os cantos do planeta. Todas as nações são dependentes umas das outras, porém esse movimento não é atual, ele iniciou-se no século XVII e acelerou no século XIX.

Esse movimento de evolução tecnológica e Interdependente de mercado faz que as mudanças sejam cada vez mais rápidas e essas cada vez mais fortes geram uma necessidade de acompanhamento do capital humano nos países em especial nos países em desenvolvimento para conseguirem acompanhar o nível de concorrência Internacional.

O Brasil encontrava-se em meio a esse turbilhão de mudanças globais e além de receber os bônus, também sofreu com o ônus dessas mudanças. A economia brasileira necessita adaptar a realidade atual para ser competitivo no mundo globalizado

O presente trabalho tem por objetivo verificar de forma superficial os impactos da abertura comercial e da evolução tecnológica no mercado de trabalho do Brasil e analisar a sua evolução após a abertura comercial do país na década de 90 até os dias de hoje, conforme as visões de diferentes autores.

A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da natureza da atualidade. Porém devemos ter cautela para não usarmos globalização como uma palavra mágica que explica tudo e qualquer coisa. Isso porque a globalização interage com as realidades nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as suas características peculiares.

A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS

O mundo passa por mudanças drásticas, onde distâncias que até ontem eram percorridas em alguns meses, hoje, essas mesmas distâncias são percorridas em algumas horas. Mensagens que demoravam vários dias para serem entregues aos seus destinatários, hoje são instantâneas. Nunca a humanidade produziu tantos bens e serviços quanto na atualidade, em pouco mais de 300 anos a humanidade desenvolveu-se muito mais que todo o período anterior de sua história.

Tendo uma visão apenas da Globalização econômica da História, vamos encontrá-la já muito antes do Império Romano. A Globalização aparece na constituição do Império Chinês; na civilização egípcia, que manteve o domínio de todo o continente africano; Na Grécia, que apesar das cidades-estado, que mesmo independentes viam uma globalização da economia. O que os Romanos fizeram foi jurisdicizar a Globalização da economia. Os gregos descobriram o direito. Mas é em Roma que o direito surge como instrumento de poder, pois só assim os romanos poderiam organizar e controlar o Estado. Além disso, com a expansão territorial, os romanos se vêem obrigados a construir uma rede de estrada, que possibilitou a comercialização e a comunicação entre os diversos povos.

Porque os portugueses se lançaram às grandes descobertas? Não só para se proteger dos mouros espanhóis, mas também para procurar novas rotas comerciais de globalização. Nesses séculos (XIV e XV), ocorreu um descompasso entre a capacidade de produção e consumo. O resultado disso era uma produtividade baixa e falta de alimento para abastecer os núcleos urbanos, enquanto a produção artesanal não tinha um mercado consumidor, a solução para esses problemas estava na exploração de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais ao mesmo tempo, aptos a consumir os produtos artesanais europeus.

Outro exemplo que temos é do século XIX, chamado de Imperialismo ou neocolonialismo. Ocorreu quando a economia européia entrou em crise, pois as fábricas estavam produzindo cada vez mais mercadorias em menos tempo, assim, com uma superprodução, os preços e os juros despencaram. Na tentativa de superar a crise, países europeus, EUA e Japão buscaram mercados para escoar o excesso de produção e capitais. Cada economia industrializada queria mercados cativos, transformando o continente Africano e Asiático em centro fornecedor de matéria prima e consumidores de produtos industrializados, gerando com isso um alto grau de exploração e dependência econômica.

Podemos comparar essa dependência econômica e exploração com os dias de hoje, pois é difícil de acreditar na possibilidade de os países desenvolvidos serem generosos com os demais, os emergentes e subdesenvolvidos.

Já no final dos anos 70, os economistas começaram a difundir o conceito de globalização, usados para definir um cenário em que as relações de comércio entre os países fossem mais freqüentes e facilitadas. Depois, o termo passou a ser usado fora das discussões econômicas.

Assim, as barreiras comerciais entre os países, começaram a cair, com a diminuição (a eliminação) de impostos sobre importações, o fortalecimento de grupos internacionais (como o MERCOSUL ou a Comunidade Européia) e o incentivo do governo de cada país à instalação de empresas estrangeiras em seu território.

COMO ENFRENTAR OS NOVOS DESAFIOS DA ECONOMIA

Na historia de hoje a economia mundial presencia mudanças bruscas nas expectativas em relação ao futuro como a ocorrida nos primeiros anos deste século. O fim do século XX havia sido marcado por um grande otimismo, pelas bondades do sistema capitalista, sua capacidade de gerar crescimento e bem-estar e o processo de globalização. Neste contexto, as principais preocupações das lideranças empresariais em todo o mundo concentravam-se em manter o crescimento, atrair e reter os melhores talentos, aprofundar a orientação ao cliente, alavancar adequadamente as novas tecnologias e transpor os mercados dos grandes países emergentes como China, Índia e Brasil. O impacto destes acontecimentos não se fez esperar, alterando completamente a agenda empresarial, que passou a focalizar e eficiência de curto prazo, o desenvolvimento de método para recriar a credibilidade na gerencia e governo corporativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com