TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Arte: da Pré-História ao Realismo

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

             CLARETIANO    

CURSO DE ARTES VISUAIS

1º SEMESTRE

RAFAELA APARECIDA DE AGUIAR SOUSA

História da Arte: da Pré-História ao Realismo

BATATAIS/SP

(OUTUBRO DE 2018)

Atividade no Portfólio Ciclo 3.

Descrição do Projeto:

A importância deste projeto é fazer que você, aluno de licenciatura em Artes, tenha aparato histórico para explicar os vários estilos e movimentos artísticos, propiciando conhecimento necessário para elaborar atividades em sala de aula.

Barroco

As principais características do estilo Barroco são:

  1. Luz
  2. Sombra
  3. Dramatização
  4. Movimento
  5. Jogos diagonais
  6. Curvas e contra curvas
  7. Elementos retorcidos
  8. Espirais
  9. Colunas torsas
  10. Teto elevado

Contexto Histórico

Na época denominado Barroco, a Europa vivia o inicio de governos absolutistas, o Rei era o Senhor absoluto e representante de Deus na terra.

A Igreja Católica sofria perdas causadas pela Reforma Protestante e iniciava a Contra Reforma na tentativa de resgatar o poder e aumentar a Fé Católica.

A economia foi mudada pela Revolução Comercial que reforçava a classe burguesa.

Luís XIV, rei Frances absolutista que reinou em 1161 a 1715e disse a seguinte declaração o estado sou eu. Essa frase se resume ao poder real naquela época.

Segundo pensador Jacques Bossuet, era poder real, a qual se acreditava ser de origem divina.

Martinho Lutero era Doutor em Teologia e Doutor em Bíblica, estudaram em profundidades as escrituras.

Uma das consequências da reforma de Lutero fora do âmbito religioso foi a alfabetização, por incentivar o aprendizado da leitura. Lutero denuncia a Igreja como pagã e passa a ser perseguido com herege.

Martinho Lutero lutou em defesa da difusão do conhecimento, traduzindo a Bíblia para o alemão e com isso se iniciava a Igreja Luterana, dividindo a cristandade e quebrando o monopólio da Igreja Católica.

Com isso a Igreja se vê impedida a tomar algumas medidas e inicia a Contra Reforma.

Nesse contexto inicia a Revolução Comercial com finalidade fortalecer a Igreja e enriquecer o Estado. Com isso a Igreja pela Contra Reforma, apoiou os reinados e burgueses dando-lhes poder e regalias. E os reis tendo o poder gratificavam o clero e a nobreza.

Em 1563 uma revolta causada pela política absolutista e católica do Rei Felipe II separou os países baixos em dois. As dez províncias do Sul (atual Bélgica) que eram católicas, que era sobre o domínio da Espanha e as províncias do Norte chamadas de províncias unidas dos países baixos (atual Holanda), que eram protestantes e independentes.

A Igreja encontra na Arte uma ferramenta de grande auxilio e uni a arquitetura, pintura e escultura e seu interior trabalhado.

Com imagens e ornamentos para ostentar seu poder. Com isso a burguesia tendo mais dinheiro e poder, passou a encomendar obras de arte para exaltar diante a sociedade.

Bernini- Escultura Barroca

Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles dia 07 de Dezembro de 1598, por uma das composições mais bem sucedidas da história a Piazza de San Pietro no Vaticano, onde modificou toda s estrutura visual da Basílica de São Pedro em Roma. Bernini trabalha com elementos arquitetônicos para que os fiéis se sintam acolhidos nos Braços da Igreja.

Bernini usa como recursos materiais o bronze, estuque, madeira e mármore, explora o drama como domínio de um ambiente teatral e uni suas esculturas com outros elementos, como espaço e a luz, oferecendo movimento e dinamismo.

[pic 1]

        Figura 1: O Rapto da Proserpina

            Fonte: Website Toda Matéria - www.todamateria.com.br/gian-lorenzo-bernini/

O Rapto da Proserpina é uma das esculturas mais fantásticas de Bernini, que foi esculpida quando artista tinha 24 anos. Na mitologia grega, Proserpina é Perséfone, filha de Deméter, que é raptada por Plutão e levada para o submundo. Vale lembrar que Plutão corresponde a Hades na mitologia grega. Bernini eleva o máximo de suas esculturas ao realismo. A obra encontra-se na Galleria Borghese, em Roma na Itália.

Rococó

As principais características do Estilo Rococó são:

  1. As linhas do Rococó apresentam-se em forma de conchas, curvas, estuque e frisos.

  2. Arte adotada de sutileza

  3. Cenas eram sensuais delicadas e graciosas

  4. Uso de cores luminosas e suaves, formas leves e delicadas.

  5. Construções arquitetônicas decorada com espelhos e orçamentos.

  6. Temático divertimento, erotismo, vida cortesã da aristocracia e exotismo.

Contexto Histórico

 Rococó é um período de transição entre a suntuosidade do Barroco e o retorno do Classicismo (neoclássico).

O Rococó foi cenário dos palacetes e castelos que pertencia á aristocracia e a alta burguesia, feita para ornamentar os interiores com luxo e muita exuberância, com formas mais leves e elegantes do que o barroco, tanto na arquitetura quanto no mobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com