TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Cultura Afro Brasileira e Indígena na Escola

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

A História e Cultura Afro Brasileira e Indígena na escola

A base da educação ensina que os brasileiros são a miscigenação de três etnias: o branco europeu, o negro africano e o índio nativo, no entanto para que esse assunto seja ministrado o conteúdo é dividido e o enfoque maior é para cultura europeia e os outros povos se resume a tão somente a descoberta do Brasil e ao período da escravidão.

Para mudar um pouco dessa realidade depois de muita luta do Movimento Negro em 2013 foi aprovada a lei 10.639 que altera a LEI DAS DIRETRIZES BASICAS DA EDUCAÇÃO inserindo a história e cultura afro-brasileira e africana como conteúdo obrigatório. Em 2008, apenas seis anos depois foi incluído também como conteúdo a história e a cultura do povo indígena brasileiro, fazendo assim com que na formação dos profissionais ocorram mudanças.

Mesmo com a aplicação da lei as escolas têm autonomia para decidirem como iram encaixar esses conteúdos em seu currículo. Com essa liberdade nem todas as escolas dão a devida atenção a esses assuntos como devia, realizando para tal só uma data comemorativa sem aprofundar devidamente no contexto histórico e dessa maneira não mostra o real significado desse dia tão especial.

O trajeto vivido nas escolas pode de alguma forma reforçar o discurso sobre a desigualdade racial e o racismo trazidos nos conteúdos programados mostrando que essa reflexão de desigualdade não é uma coisa que ocorria no passado, mas sim algo que de alguma forma está enraizado na sociedade brasileira.

Para Gonçalves o Movimentos Negro “[...] emerge no mesmo contexto sócio histórico que favoreceria a constituição do movimento operário. Em suma: os movimentos negros são os mais velhos “novos atores sociais” que se podem registrar na história brasileira”

A dificuldade de lidar com o preconceito é compartilhado por muitos profissionais da educação pois é colocada sobre a religião e a cultura africana uma carga negativa por que muitas pessoas consideram qualquer demonstração cultural como invocação as divindades do candomblé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com