TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS TEMPOS ATUAIS.

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS TEMPOS ATUAIS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 5

3 - INTRODUÇÃO

As crianças atualmente não tem espaço livre nem locais adequados para

brincar.

Segundo Piaget, os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.Para manter o seu equilíbrio com o seu mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar.

Os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, porque através da manipulação de materiais variados, ela poderá reinventar coisas, reconstruir objetos.

Os jogos são uma ótima proposta pedagógica na sala de aula ,porque proporcionam a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanço cognitivo, pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos.

Durante os jogos a criança experimenta um sentimento de grande prazer ante o descobrimento do novo e suas possibilidades de invenção.

Os jogos passam a ter significado positivos e de grande utilidade quando o professor proporciona um trabalho coletivo, de cooperação, de comunicação e socialização.

Quando as crianças utilizam as brincadeiras, há uma continuidade sócio-cultural, participação entre elas, aumento de sentimentos e valores comuns.

E no entanto o brincar constitui-se em uma forma importantíssima na formação da criança , pois é uma atividade espontânea, natural e necessária ao seu desenvolvimento.

Os jogos e brincadeiras não ficam restritos somente ao mundo das emoções e da sensibilidade, mas também exercita a inteligência, evolução do pensamento e de todas as funções mentais.

Nesse aspecto o brinquedo deve ser visto como um extremo valor no desenvolvimento infantil.

O desenvolvimento das atividades lúdicas , deve ser ao brinquedo , que é o objeto facilitador , que desperta a curiosidade , a imaginação e a invenção.

Considerando o jogo no processo de ensino aprendizagem este se torna rico e interessante. Contudo dentro de um contexto sócio ambiental é preciso que se desenvolva na criança uma atitude de se estar reciclando alguns tipos de produtos dos quais descartamos na natureza, levando os educados a se reconhecerem como parte integrante do meio em que vivem.

Sendo assim pensando em alternativas para soluções dos problemas ambientais.

4- QUESTÃO PROBLEMA:

De que forma o material reciclável pode contribuir no desenvolvimento do brincar?

5- OBJETIVOS

5-1 OBJETIVO GERAL:

Investigar a importância do material reciclável no desenvolvimento dos aspectos lúdico na infância.

5-2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Compreender a importância de reciclar materiais;

 Observar quais as vantagens que o brinquedo com material reciclável proporciona à criança enquanto material lúdico;

6- METODOLOGIA

6.1- Tipo de pesquisa:

Será realizada uma pesquisa de campo.

6.2-Participantes:

Farão parte desta pesquisa:

 22 crianças da escola E.M.E.B Professora Lúcia Marcondes Machado Penido;

 1 professora , senhora Rosinei Pizzollio;

 1 coordenadora, senhora Maria Salete Barbosa;

 1 merendeira, senhora Maurina

 2 motoristas, senhores, Leomicio e Enilson;

6.3-Instrumentos:

Será utilizada a observação com registro continuo.

Contínuo: durante cinco dias de uma semana, no período de duas horas diária.

6.4 - Procedimentos:

Primeiramente será realizada visita a Instituição para solicitar autorização da coordenadora para que a mesma possa contribuir no desenvolvimento do meu trabalho e expor meus objetivos com os mesmo.

Em seguida, a pesquisadora conversará com a Professora com a finalidade de expor-lhe a importância dela estar contribuído com a execução do projeto. Será solicitada junto aos pais ou responsáveis dos alunos para a participação destes na pesquisa. Com base nas autorizações será desenvolvida a pesquisa, durante cinco dias de uma semana no período de duas horas, observarei a professora e os alunos.

7- RESULTADOS

Considerando que o processo de ensino-aprendizagem deve ser rico e interessante como o próprio sentido de viver. E dessa maneira estar percebendo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com