TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Por:   •  24/4/2018  •  Artigo  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE CAXIAS-MA

ANA CAROLINA DE AZEVEDO

Universidade Estadual do Maranhão

RAQUEL DOS SANTOS LIMA

Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

O presente artigo visa aborda sobre a influência da indústria no processo de produção do espaço urbano da cidade de Caxias-MA, já que o processo de urbanização no nordeste é algo recente e significativo, sendo esta região a primeira a ser urbanizada no Brasil e em decorrência da colonização forram instaladas as principais atividades econômicas brasileiras como a agricultura e a indústria.

No nordeste o processo de urbanização do Maranhão foi bastante vigente no século XIX e no inicio do século XX onde foram criadas varias indústrias têxteis na região, a exemplo do que vinha ocorrendo em outras províncias do Nordeste onde o crescimento industrial ganhava destaque e reconhecimento no mercado interno e externo.

 Palavras Chaves: Indústria, Urbanização, Caxias-MA.

INTRODUÇÃO

No Brasil o processo de urbanização ocorreu de forma desordenada ao longo do século XX sendo este o fator que impulsionou o surgimento de diversas cidades e praticas de atividades que possibilitava novos empregos atraindo cada vez, mas as pessoas para as cidades, devido a esse aspecto as regiões Sul e Sudeste destacaram- se, mas por possui uma concentração maior de áreas urbanas.

Para Mílton Santos “Quanto mais intensa é a divisão do trabalho numa área, tanto mais cidades surgem e tanto mais diferentes são uma das outras” (SANTOS, 1998, p. 52). Ou seja, quanto mais uma região produz, mas ela vai se desenvolver, pois criará um maior número de necessidades.

Mas esse processo de desordenado de urbanização trouxeram algumas consequências para os centros urbanos, tais como problemas de saneamento básico, congestionamento falta de moradias entres outros transtornos, também ocorreu no Brasil o planejamento urbano para a criação de algumas cidades entre elas a capital federal, Brasília.

 No Brasil a primeira região a ser urbanizada foi o Nordeste iniciando-se no período colonial, em virtude do fato dela abrigar as primeiras localidades colonizadoras e onde se instalaram as principais atividades econômicas brasileiras, estabeleceu primeiramente a cana-de-açúcar, consolidando a formação do chamado “ Nordeste Açucareiro” que favoreceu as cidades como Salvador e Recife que era os centros políticos do Nordeste, o Nordeste  era visto como uma área com diversas regiões e atividades, possuindo um litoral, economicamente mas dinâmico e um Agreste e Sertão em fase de evolução .

E podemos perceber que na Região Nordeste o estado do Maranhão apresenta um crescimento urbano provocado pelo desenvolvimento da atividade industrial que é evidenciado como uma atividade que evoluiu diferentemente nos termos da historia brasileira, contudo o Maranhão sempre esteve ligado a economias estrangeiras como Portugal no período da colonização com a Europa e Estados Unidos como fornecedor de matéria-prima, tais como, açúcar, algodão, babaçu entre outros.

O conteúdo deste artigo tem como finalidade abordar e analisar a influencia da indústria na urbanização de Caxias-MA, destacando a influencia da indústria têxtil, a escolha de estudo e pesquisa esta baseada em uma analise historiográfica do processo de urbanização decorrente do fator industrial que durante muitos anos teve o poder de atrair grandes proprietários estrangeiros à exploração do algodão que nos anos de 1883,1889, 1891 e 1892, pode favorecer a fundação e instalação da companhia industrial caxiense, Companhia Manufatora Caxiense, foram grandes indústrias que durante anos expandiu a economia local a inúmeros territórios mundiais.

Provavelmente, o ciclo de desenvolvimento urbano decorrente da  indústria têxtil  de Caxias-MA tenha sido influenciado pela circulação de ideias que estimularam o investimento no setor da indústria e pela falta de meio circulante, que precisava ser superada através da centralização de capitais.

Para a realização deste artigo foi usado o recurso da pesquisa documental escrita e pesquisa bibliografias e também foi adotado entrevistas com moradores da cidade que trabalharam como operários nestas indústrias com o objetivo de conhecer as experiências e ponto de vista dos mesmos quanto aos aspectos e detalhes sobre o funcionamento das fabricas e sua contribuição ao processo de urbanização.

No decorrer deste artigo ira ser feito um apanhado historiográfico sobre a urbanização e economia do Brasil que teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. Em seguida irá ser  abordado sobre o processo de urbanização do estado do Maranhão e depois Sobre a área de estudo Caxias-MA dentro do contexto Urbano.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

        A importância do tema: A influência da indústria no processo de produção do espaço urbano de Caxias-MA a ser estudada vem da necessidade de levar adiante uma pesquisa que analisa a questão urbana decorrente do processo industrial instalada na cidade, onde é levada em consideração sua relevância nos principais aspectos que favoreceram este processo tendo como um deles a circulação do capital dentro e fora da cidade como também sua contribuição ao desenvolvimento histórico no local.

OBJETIVOS:

  • Analisar a influência da indústria na produção do espaço urbano de Caxias-MA
  • Abordar os aspectos do ciclo industrial no crescimento populacional da cidade
  • Questionar a contribuição das fabricas indústrias no processo histórico da cidade

METODOLOGIA

Para a realização desta pesquisa foi utilizado, recursos como Pesquisas em documentos pesquisas bibliográficas e entrevistas com os operários que trabalhavam na indústria têxtil de Caxias-MA.

O PROCESSO DE UBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL

As raízes da urbanização brasileira são decorrentes dos primeiros centros urbanos que surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes. (LEONARDI 1982)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (345.5 Kb)   docx (140.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com