TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Ensino De Geografia No 6º Ano Da Unidade Escolar Colegio Agricola Municipal Em Madeiro

Por:   •  31/7/2023  •  Artigo  •  7.432 Palavras (30 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

  CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA DA UFPI – CEAD

COORDENAÇÃO DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DA UNIDADE ESCOLAR COLEGIO AGRICOLA MUNICIPAL EM MADEIRO -PI

Valquíria de Carvalho Sousa

TERESINA-PI 2018

Valquiria de Carvalho Sousa

A IMPORTANCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DA UNIDADE ESCOLAR COLEGIO AGRICOLA MUNICIPAL EM MADEIRO-PI

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Geografia na modalidade a distância da Universidade Federal do Piauí, para obtenção do título de Licenciado em Geografia.

 Orientador: Antônia Maria Rodrigues de Sousa

TERESINA-PI 2018

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTADO

À COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

A importância do ensino da Geografia no 6º ano da Unidade Escolar Colégio Agrícola Municipal em Madeiro-PI

Valquiria de Carvalho Sousa

Banca Examinadora:

Profª.         

Orientador (a)

UFPI/CEAD

Profª.         

Examinador (a)

UFPI/CEAD

Profº        

 Examinador (a)

UFPI/CEAD

         , PI

23 de Junho de 2018

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DA UNIDADE ESCOLAR COLÉGIO AGRÍCOLA MUNICIPAL EM MADEIRO-PI

Resumo

A Geografia se comportou por muito tempo como uma ciência escolar limitada e tradicional, lembrada sempre por seu caráter conteudista. Aprender Geografia para alguns seria decorar o assunto ministrado. Diante dessa circunstância, os conteúdos são repassados sem a preocupação de analisa-los, interpretá-los ou ate mesmo entender o porquê tais assuntos estão sendo trabalhados na sala de aula. O objetivo deste trabalho é compreender a importância do ensino de geografia para a formação de cidadãos críticos e conscientes bem como refletir sobre o processo de ensino geográfico. Procurando impulsionar os alunos a não se alegrar com respostas feitas e acabadas e sim procurar compreender, observar e se posicionar diante da realidade em que vivem. Pretendendo auxiliar e estimular o aluno a compreender esta disciplina, adotando um novo posicionamento e novas praticas de ensino. No presente artigo também se investigaram as Metodologias de Ensino de Geografia aplicadas pelos professores do 6º ano do Ensino Fundamental, da Unidade Escolar Colégio Agrícola Municipal localizada no centro de Madeiro-PI. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, subdividida em três etapas: levantamento bibliográfico, que serviu de embasamento teórico para a proposta em questão; trabalho de campo, procedimentos metodológicos (observação direta, informações obtidas em caráter informal, técnicas de entrevista e aplicação de formulário); por fim, análise dos dados coletados. Ao analisar as metodologias do ensino da geografia, sinalizaram um cenário preocupante em que prevalecem métodos de ensino pouco motivadoras persistindo ainda em um ensino de métodos tradicionais.  

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Formação do Cidadão. Metodologia.

1 Introdução

Este artigo apresenta um estudo sobre a importância do ensino da Geografia em sala de aula, pois esta é fundamental no âmbito educacional, porém, contribui para a formação do cidadão e as transformações sociais. O ensino geográfico oferece uma formação abrangente a todos os indivíduos. É de fundamental importância o ensino desta ciência no 6º ano do ensino fundamental, pois ela abrange o espaço vivido pelo ser humano, estuda a natureza e a sociedade e o processo de organização do espaço, com propósitos de contribui para uma melhor forma de explorar os recursos naturais. Envolve temas ambientais e sociais desenvolvendo a compreensão das relações entre espaço geográfico, sociedade e ambiente, temas como relevo, a representação de mapas, o meio rural, e as mudanças climáticas, que esta interfere na vida do ser humano e influência a vida no espaço terrestre.

Ensinar geografia no 6º ano na Unidade Escolar Colégio Agrícola Municipal em Madeiro – PI é desafiador, visto que há uma grande desmotivação por parte dos alunos, mas como uma das características principais do papel da geografia na escola é despertar o espírito crítico do aluno e tornar capaz de entender a realidade, dessa forma o ensino de geografia no 6º ano deve ser dinâmico e atraente para que a ciência geografia compra seu papel o de formar agentes criativos e conscientes do processo de produção do espaço, em outras palavras, formar cidadãos atuante na sociedade.  

A prática educativa remete, frequentemente, ao processo ensino-aprendizagem que, sobretudo se reporta diretamente à didática. Em virtude da falta de interesse que os alunos do 6º ano do ensino fundamental demostram com a disciplina de geografia, questionou-se: Quais os motivos que leva o aluno a não valorizar o ensino de Geografia na sala de aula? Qual a importância desta ciência para a formação do senso crítico do aluno?

Nessa perspectiva faz-se necessário uma reflexão sobre importância do ensino da geografia, visto que esta contribui para a formação do cidadão, pois oferece uma análise abrangente sobre as transformações sociais em diferentes escalas. No entanto, é essencial que o professor desenvolva metodologias inovadoras e esteja fundamentado em base teórica para que o processo de ensina aprendizagem contribua para a construção do conhecimento. Entretanto, considerar as experiências vivenciadas pelo discente e adequar as práticas pedagógicas as relações afetivas, ao espaço vivido relacionando o ensino de geografia com o cotidiano do aluno estimula o interesse pelo ensino da ciência geográfica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com