TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA NA UNIDADE ESCOLAR COLÉGIO AGRÍCOLA MUNICIPAL EM MADEIRO - PI

Por:   •  5/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.147 Palavras (17 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA NA UNIDADE ESCOLAR COLÉGIO AGRÍCOLA MUNICIPAL EM MADEIRO - PI

VALQUIRIA DE CARVALHO SOUSA

LUZILÂNDIA - PI

2017


VALQUIRIA DE CARVALHO SOUSA

[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA NA UNIDADE ESCOLAR COLÉGIO AGRÍCOLA MUNICIPAL EM MADEIRO - PI

Projeto de Pesquisa realizado na disciplina TCC I no 2º / 2017 como pré-requisito para obtenção de aprovação.

Professora:

Orientador(a):Maria Valdirene Araújo Rocha Moraes

LUZILÂNDIA - PI

2017

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 PROBLEMATIZAÇÃO        7

3.1 Hipótese        8

4 OBJETIVOS        9

4.1 GERAL        9

4.2 ESPECÍFICOS        9

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        10

6 METODOLOGIA        14

7 CRONOGRAMA        15

REFERÊNCIAS        16

APÊNDICES...........................................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao projeto de pesquisa realizado na disciplina TCC I, período 2017.2 como pré-requisito para obtenção de aprovação. A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a importância da Geografia em sala de aula na Unidade Escolar Colégio Agrícola Municipal em Madeiro – PI, pautada no trabalho pedagógico que, sobretudo se reporta diretamente à didática do professor e abordando as teorias e metodologias no ensino da geografia de maneira a contribuir na construção do conhecimento geográfico a seus alunos.

Nesta perspectiva, é de fundamental importância a realidade no âmbito educacional no ensino da geografia, uma vez que esta contribui para a formação do cidadão, processo esse que é, realmente, importante e necessário a toda e qualquer transformação social, pois o ensino da geografia oferece uma formação abrangente a todo individuo. A Geografia, então, pode ser construída por meio da experiência e da prática do cotidiano, repletos de aspectos culturais que influência as diferentes situações escolares, em que o foco é o processo de construção do conhecimento, interferindo na relação entre professor e aluno.

Na prática de ensino de geografia, o professor deve conhecer melhor quais os métodos eficientes e como se pode trabalhar o conteúdo em sala de aula e trazer para a realidade em que vivemos, propondo ao aluno uma analise reflexiva da importância de se estudar esta disciplina, transmitindo conhecimento em tornar o mundo compreensível ao alunado, formando assim cidadãos responsáveis por as transformações no meio em que vivemos. A prática de ensino é fundamental ao currículo do professor, pois é na prática que ele vai ter a oportunidade de vivenciar as experiências, realizar na prática o conhecimento adquirido teoricamente poder passar a teoria e comprovar na prática.

Dessa forma, questiona- se as experiências vivenciadas na prática docente no período de estágio, ressaltando as situações problemas, visto que, também foram adquiridos conhecimentos, através de relações afetivas, aperfeiçoamento e estudo, demonstrando as relevâncias da docência em Geografia.

Sendo assim, faz-se necessário pensar o ensino de Geografia que vá além de uma simples descrição, e sim, uma Geografia capaz de fazer com que os seus alunos transformem as informações adquiridas em sala de aula em conhecimento.  Assim, o professor deve fazer uma reflexão sobre a sua prática adotada se ela realmente esta funcionando como ele planejou ou se esta ficando a desejar e o que precisa ser melhorado, pois o professor precisa sempre estar refletindo sobre os seus métodos e procedimentos.

2 JUSTIFICATIVA

A proposta do presente trabalho é mostrar a importância do ensino da geografia em sala de aula, enfatizando o ensino-aprendizagem tendo como base as categorias e conceitos relevantes para a compreensão dos alunos enquanto ser no mundo. Dessa forma, o papel da Geografia seria o de formar agentes criativos e conscientes do processo de produção do espaço, em outras palavras formar cidadãos.

A geografia deve despertar o espírito crítico do aluno, tornando-o capaz de entender a realidade. Esta é uma das características principais do papel da geografia na escola. No entanto, usando técnicas e diligencias para melhor atribuir esses aspectos ao alunado, fazendo com que eles tenham um ponto de vista critico diante das situações que existem na sociedade. Convém ao docente no campo do ensino de Geografia expor esses posicionamentos críticos e éticos juntos ao alunado.

Enquanto ciência, a geografia tem por intento contribuir para uma leitura critica sobre a dimensão do espaço geográfico no âmbito natural, econômico, social e politico. Ela auxilia o alunado a decifrar o mundo, tornando-o capaz de pensar o espaço. Por ser uma ciência que estuda e apresenta relações sobre a humanidade, a geografia tem lugar privilegiado pelo aluno na construção do conhecimento do espaço produzido. Estudar essa disciplina é de fator fundamental na formação de um aluno critico, permitindo que ele se aprimore desse conhecimento e pesquise criticamente sua realidade e sua capacidade de agir na modificação de um mundo com relações mais justa e solidárias.

Diante desse contexto, o papel do professor é orientar, direcionar e intervir nos motivos dos alunos, realizando a mediação didática, mesmo sabendo que nos deparamos no ensino fundamental com a grande falta de interesse dos alunos. Vessentini (1999) afirma que  é importante que haja no sistema escolar uma disciplina voltada para levar o educando a compreender o mundo que vive. Neste contexto observamos a extrema importância da geografia, sendo que ela age no meio sociável e desenvolve o papel de agente inovador das condições sociais, enriquecendo as questões da sociedade, colaborando em melhoras na problemática no ensino, buscando vencer os problemas e assim aderia a uma pratica de educação comprometida com vínculos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (287.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com