TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODELAGEM DE TERRENO, INTERPOLAÇÃO, ÁLGEBRA DE MAPAS

Por:   •  5/12/2021  •  Ensaio  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 9

MODELAGEM DE TERRENO, INTERPOLAÇÃO, ÁLGEBRA DE MAPAS

Neste módulo serão abordados a manipulação de ferramentas de modelagem de terreno, interpolação de dados e álgebra de mapas utilizando o software ArcGIS. Como exemplo de metodologia, utilizaremos a Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) que se utiliza de todas as ferramentas desse módulo para atingir seu resultado. Vamos seguir o passo a passo dessa metodologia enquanto utilizamos todas as ferramentas propostas nesse módulo.

A EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDA DE SOLOS

A Equação Universal de Perda de Solos, EUPS (ou USLE) (WISCHMEIER & SMITH, 1978) é o método indireto mais utilizado para a avaliação da perda de solo. Segundo Pinto & Garcia (2005), o modelo EUPS foi desenvolvido originalmente no âmbito do Soil Conservation Service (SCS) e do Agricultural Research Service (ARS) dos Estados Unidos, em cooperação com algumas universidades norte americanas, desde a década de 1980. É um dos modelos para erosão laminar mais conhecido e confiável.

A eficiência da EUPS está atrelada as variáveis que compõem a sua equação, estas variáveis são obtidas e mensuradas de forma independente e se combinam posteriormente. De fato, o uso da EUPS está limitado pela confiabilidade dos dados das suas variáveis separadamente, tornando a metodologia utilizada para a obtenção dos dados, mais importantes que a própria EUPS (GRIMM et al., 2003).

Cada tipo de processamento de dados será posto em prática na medida em que serão processados os diferentes fatores da equação para a modelagem (figura 1 e 2).

Figura 1: Equação da perda de solos

Onde: A = Perda de solo (t ha-1 ano-1);

R = Fator de Erosividade da Chuva (MJ mm ha-1 h-1 ano-1);

K = Fator de Erodibilidade do Solo (t ha h ha-1 MJ-1 mm-1);

LS = Fator Topográfico (Comprimento de Rampa e Declividade - adimensional);

CP = Fator Uso/Manejo do Solo e Práticas conservacionistas (adimensional).

Figura 2: Fluxograma metodológico da EUPS

FATOR R

O fator de Erosividade da chuva (Fator R) é o índice de erosão pelas chuvas, que expressa a capacidade de uma chuva erodir um solo desprotegido. Existem várias equações para se chegar ao fator R utilizando-se de dados pluviométricos, o desse exemplo será feito de acordo com Cantalice et al (2009).

Abrir o arquivo FATOR-R no ArcGIS;

Abrir a ferramenta “IDW” em ArcToolBox > Spatial Analyst Tools > Interpolation

O IDW baseia-se na suposição de que o valor em um ponto (ou espaço) sem amostragem pode ser aproximado com uma média ponderada de pontos com valores já conhecidos, ou seja, o valor do ponto desconhecido será mais próximo ao valor dos pontos vizinhos observados (MITAS e MITASOVA, 1999).

Com a ferramenta aberta, inserir os dados e imputs:

Em “Imput point features” inserir o shapefile “FATOR-R”;

Em “Z Value Field” selecionar o campo “Cantalice”;

Em “Output Raster” indicar onde o novo dado vai ser salvo, neste caso, na pasta resultados>temp. Lembre-se de colocar a extensão do arquivo no final (.tif);

As demais configurações são opcionais ficando a cargo do seu objetivo na pesquisa.

Após configurar a ferramenta, apertar OK.

O resultado da interpolação ainda precisa de ajustes e refino, um exemplo disso é a sua adequação a área de estudo que se está utilizado, neste caso precisamos fazer um recorte.

Abrir o arquivo Limite Administrativo no ArcGIS;

Abrir a ferramenta “Clip” em ArcToolBox > Data Management Tools > Raster > Raster Processing

Com a ferramenta aberta, inserir os dados e imputs:

Em “Imput Raster” inserir o raster recém-criado “FATOR_R”;

Em “Output Extent (opcional)” inserir o shapefiles da área de estudo neste caso o arquivo “limite administrativo”;

Em “Output Raster Dataset” indicar onde o novo dado vai ser salvo, neste caso, na pasta resultados>FATOR R. Lembre-se de colocar a extensão do arquivo no final (.tif);

As demais configurações são opcionais ficando a cargo do seu objetivo na pesquisa.

Após configurar a ferramenta, apertar OK.

Com esse resultado, os processos para a obtenção do Fator R já foram concluídos. Durante todo o processo realizamos uma interpolação e o recorte do raster para a área de estudo. Por hora vamos deixar o fator R de lado e vamos para os outros fatores.

FATOR K

O fator de Erodibilidade do solo (Fator K) é o índice de relação entre a energia empregada pela erosividade da chuva e a resistência do solo ao desprendimento e translocamento de partículas. (Gómez, 2012). Os valores do fator K serão atribuídos de acordo com a literatura acadêmica presente, porém estes valores podem ser calculados com métodos diretos e indiretos.

Abrir o arquivo “Solos.shp” no ArcGIS;

Abrir tabela de atributos do shapefile Solos;

Dentro da tabela de atributos vamos adicionar um novo campo com o nome “Fator K” com o tipo “Double”;

Após a criação do campo, vamos atribuir os valores de K de cada solo de acordo com a tabela abaixo (não esqueça de habilitar a ferramenta de edição):

LEGENDA SOLO FATOR K

GX GLEISSOLO HÁPLICO 0,0044

SX PLANOSSOLO HÁPLICO 0,0317

RL NEOSSOLO LITÓLICO 0,0400

PVA ARGISSOLO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com