TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GEOGRAFIA

JOSEMARA DE LARA OLIVEIRA BETIM

A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

Rosário do Ivaí

2014

JOSEMARA DE LARA DE OLIVEIRA BETIM

https://www.colaboraread.com.br/aluno/portfolio/downloadPortfolio?tramite=false&id=161401646

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

Trabalho apresentado ao Curso Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho pedagógico.

Prof.Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

Rosário do Ivaí

2014

INTRODUÇÃO

Quando vemos uma escola nem imaginamos como se consegue para obter uma organização escolar, é aí que entra o Projeto Político Pedagógico, o PPP não é apenasuma mera elaboração de planos que só se prestam a cumprir as exigências burocráticas, o PPP é muito mais que isso, ele busca um rumo, uma direção para escola.

O PPP é uma ação intencional e seus objetivos são construidos coletivamente, por isso ele é um projeto político, por ter um compromisso sócio-político e também por ter seus inteesses reais e coletivos da população marjoritária. Já na parte pedagógica o PPP faz com exista a possibilidade de efetivar a intenção da escola que é a formação do cidadão participativo, resposável, compromissado, critico e criativo. É pedagógico no sentido de definir as ações educativas para que a escola possa cumprir seus propósitos.

O Projeto Político Pedagógico é um trabalho que exige antes de tudo o comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo que são os professores, a equipe técnica, os alunos, os pais de alunos, ou seja, a comunidade como um todo. A comunidade escolar deve se sentir atraída pela proposta que há no PPP, pois só assim terão uma postura comprometida e responsável.

Desenvolvimento

O Projeto Político Pedagógico serve para organizar a escola como um todo, visando sempre um melhor aproveitamento no processo de ensino aprendizagem. Podemos dizer que ele é que direciona todas as atividades da escola, porém ele deve ser discutido e avaliado por todos os interessados pelo processo, lembrando sempre que a participação da comunidade escolar é fundamental para obter sucesso no projeto.

O PPP surgiu desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases ( LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12,13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, toda escola precisa ter um PPP, esse documento serve para explicitar as caracteristicas que gestores, professores, funcionários, pais, alunos pretendem construir na escola e qual a formação que eles querem para os ali estudam.

Se o Projeto Político Pedagógico for bem elaborado ele gera mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Quando todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com