TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Região sul do Brasil é Constituída Por Três Estados

Por:   •  8/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

REGIÃO SUL

A região sul do Brasil é constituída por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem uma extensão aproximada de 576.409,6 km2 , é a menor região do Brasil, faz fronteira com a região sudeste e centro-oeste, além dos países Uruguai, Paraguai e Argentina. Tem uma grande influência europeia devido à imigração no século XIX, principalmente alemã e italiana, é possível notar a marca dos seus costumes na arquitectura de algumas cidades, no idioma e na gastronomia, além de introduzirem a policultura e o sistema de pequenas propriedades na região. Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos imigrantes em festas típicas, como a Oktoberfest, em Blumenau (SC) e a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

O relevo é dominado, na sua grande parte, por planalto, algumas planícies e a campanha gaúcha (região de pastagem). O planalto é dividido em Planalto Atlântico ou Cristalino e o Planalto Meridional que é subdividido em Planalto Arenito-basáltico e Depressão Periférica. O Planalto Cristalino ocupa uma boa parte do Paraná, onde forma a Serra do Mar e uma pequena parte de Santa Catarina. O Planalto Meridional ocupa a maior parte da região Sul, com extensões de arenito e basalto, que vem a ser dividido em duas partes: Planalto Arenito-basáltico, um acidente geográfico onde a diferença de resistência entre o basalto e o arenito formam “cuestas”, mais conhecidas na região por serras. Um exemplo é a Serra Geral em Santa Catarina. Temos também a Depressão Periférica, que é uma área estreita e rebaixada com nome de planalto dos Campos Gerais no Paraná, e Depressão Central, no Rio Grande do Sul.[pic 1][pic 2]

Na região Sul, as principais características do clima não diferem muito de estado para estado. No Estado do Paraná há a predominância do clima tropical, principalmente na área norte. Já no sul do estado há a predominância do clima subtropical húmido. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, recebem uma maior influência das massas de ar frias do Pólo Sul, e, portanto, apresentam predominância do clima subtropical húmido. A região sofre com a
influência, principalmente no Inverno, da Massa Polar Atlântica que é húmida e fria. O Sul é a região do Brasil que apresenta temperaturas mais baixas ao longo do ano. Em várias partes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina ocorrem geadas no Inverno. Já nas regiões serranas, no caso das Serras Gaúchas e Planalto Serrano de Santa Catarina, há a ocorrência de geada e neve nos dias mais frios do ano. Nestes dias as temperaturas costumam registar graus abaixo de zero. No verão, a região Sul recebe os ventos alísios, oriundos do Sudeste. Estes ventos levam a humidade e o calor para a região, aumentando assim a temperatura e provocando chuvas.
[pic 3][pic 4]

Tanto a serra do Mar como a serra Geral localizam-se nas proximidades do litoral. Assim, o relevo da região Sul do Brasil é inclinado para o interior e a maioria dos rios – que são de planalto – seguem no sentido leste-oeste. Estes rios estão concentrados em duas grandes bacias hidrográficas : a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Uruguai, estas divisões fazem parte da Bacia Platina. Os rios de maior importância possuem um grande volume de água e são possuidores de um grande potencial hidroeléctrico, o que já vem sido explorado no rio Paraná, com o facto de ter sido construída a Usina Hidreléctrica de Itaipu, que é, actualmente, a segunda maior do mundo. Essa exploração favorece o Sul e o Sudeste com o crescimento do número de consumidores de energia eléctrica, tanto para consumo doméstico como para industrial, o que faz-se necessário continuar a investir nesse lugar. Os rios sulistas que fazem o seu percurso até desaguarem no mar integram num conjunto de bacias secundárias, como as do do Atlântico Sul e do Atlântico Sudeste. Entre essas, a mais aproveitável para a hidrelectricidade é a do rio Jacuí, no Rio Grande do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (596.2 Kb)   docx (437.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com