TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Serra Caida

Por:   •  26/8/2016  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

SERRA CAIADA

Serra Caiada encontra-se no estado do Rio Grande do Norte, os habitantes dessa cidade chamam-se de “Juscelinense”, porque antes a cidade era conhecida como Presidente Kubitschek, depois do principal acidente geográfico da região, uma serra de 285m de altitude, deu nome ao lugar. Presume-se que o nome “Serra Caiada” deve-se à coloração esbranquiçada da sua rocha o que fez com que os seus habitantes passassem a chamá-la por esse nome.

Atualmente a cidade segundo o IBGE tem mais de 9.666 habitantes, área de unidade territorial de 167,345 km², vizinho dos municípios de Senador Elói de Souza, Boa Saúde e Tangará, Serra Caiada se situa a 34 km a Norte-Oeste de Santo Antônio a maior cidade nos arredores, distância para a capital é de 66 km².

A região possui um clima semiárido, com temperaturas sempre elevadas, com máximas que atingem 32° C, média de 25,6° C e mínimas de 21° C. Pouca incidência de chuvas durante o ano, o período mais chuvoso se concentra entre abril e junho, com médias em torno de 550 mm. Uma umidade relativa do ar em torno de 72% e uma insolação ao longo do ano de aproximadamente 2.700 horas. A hidrografia do município é temporária, representada principalmente pelos rios Jundiaí, Trairi e Catolé e por dezenas de lagoas espalhadas por seu território municipal. Além disso, é importante destacar a existência de diversos açudes que abastecem as comunidades rurais, principalmente para o consumo animal.

O solo tem predominância destes com textura argilo-arenosa, com incidência de dois tipos bem característicos: o regosol eutrófico, com fertilidade natural média, textura arenosa, profundidade média e bem drenada. Caracteriza-se por ser um solo pobre, predominando a caatinga hipoxerófila, constituída de pequenos espinhos, de aspecto menos agressivo que a caatinga hiperxerófila. Sendo muito utilizado na cultura de mandioca e, em menor escala, nas culturas de milho e feijão. O planosol solódico, por sua vez, possui uma fertilidade natural alta, textura argilo-arenosa, profundidade baixa.

TURISMO

Imponente no meio da paisagem, Serra Caiada chama a atenção pela beleza e sua história. Local também é muito disputado entre os aventureiros em busca de turismo de aventura, como rappel e escalada.

ATRATIVOS NATURAIS

Rochedo de Serra Caiada, Possuindo 285 metros de altura e mais 10 km de profundidade, a rocha é considerada a mais antiga da América Latina e está entre os fragmentos rochosos mais velhos do mundo. Com suas manchas que lembram uma pintura de cal, local não é apenas uma serra, como indica seu nome, é na verdade composta por um enorme pedaço de rocha único com 2,3 bilhões de anos.

Clima

Possui um clima semiárido, com temperaturas sempre elevadas, com máximas que atingem 32° C, média de 25,6° C e mínimas de 21° C. O período mais chuvoso se concentra entre abril e junho, com médias em torno de 550 mm. Possui uma umidade relativa do ar em torno de 72% e uma insolação ao longo do ano de aproximadamente 2.700 horas.

DEFICIÊNCIA HÍDRICA

Pouca incidência de chuvas durante o ano, a hidrografia do município é temporária, representada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com