TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Agrícola

Por:   •  19/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

p.16 à 35.

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

  • MANOBRAS DIGITAIS – QUANDO TRATORES FUNCIONAM ONLINE

O que vem crescendo é o mercado da agricultura de precisão. (Monopólio de empresas )

A digitalização da produção ainda está em um estágio inicial, mas se desenvolve rapidamente. No cultivo agrícola, a agricultura de precisão otimiza as operações, economizando dinheiro e recursos e maximizando os rendimentos.

No Brasil, o maior investimento em equipamentos e maquinas agrícolas de precisão ocorre nas lavouras de soja e milho, em especial na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).  Os grandes produtores esperam aumentar a produtividade, diminuir custos e necessidade de mão de obra.

Nesse sentido, enquanto um boom no setor gerará emprego na produção, manutenção e na área de software dos equipamentos, reduzirá o número de empregos na produção animal e em áreas agrícolas intensivas em mão de obra.

  • FERTILIZANTES - AGROTÓXICOS PARA O SOLO

Os fertilizantes sintéticos aumentam a produtividade da agricultura, mas não melhoram a qualidade do solo. Os fabricantes querem vender mais, apesar dos altos custos energéticos e ambientais. 

A produção de fertilizantes artificiais é extremamente intensiva em energia, o que significa que seus preços estão vinculados aos preços do gás e do petróleo.

Desde 1961, o consumo de fertilizantes artificiais aumentou seis vezes, desde 2016 a demanda chinesa por fertilizantes está se estabilizando.

No Brasil, o uso de fertilizantes aumentou 3,5 vezes desde 1995, resultado da intensificação agrícola industrial no país. Cada hectare de terra arável é tratado com 163,7 kg de fertilizantes – uma quantidade bem elevada em comparação com a média mundial de 137,6kg e que torna o Brasil o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo.

Exemplo: Cidade Cubatão acidente na empresa Vale Fertilizantes que liberou gases tóxicos 2017.

  • SEMENTES E AGROTÓXICOS

DE SETE PARA QUATRO –HEGEMONIZANDO O MERCADO. (Monopólio).

  • AGROTÓXICOS NO BRASIL (o pop do agro)

Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. As commodities soja, milho, cana e algodão concentram 85% do total de agrotóxicos utilizados. (o uso extremo dos agrotóxicos afeta a vida e saúde dos trabalhadores)

Normas foram alteradas para acomodar maior uso de agrotóxicos nos plantios de sementes transgênicas.

  • GENÉTICA ANIMAL

Rebanhos geneticamente modificados são propensos a doenças e difíceis de comercializar. No entanto, muitos laboratórios estão desenvolvendo métodos para industrializar ainda mais a produção animal.

  • BIOFORTIFICAÇÃO

NEM MAIS FORTE, NEM MAIS SAUDÁVEL

Como a manipulação genética de plantas com o objetivo de aumentar a concentração de um ou mais micronutrientes vem provocando desequilíbrio nos alimentos.

Ao contrário do que o nome sugere, o alimento biofortificado não é mais forte, nem mais saudável, pois elimina as características inerentes do alimento, provocando um desequilíbrio.

  • COMMODITIES: COMIDA, RAÇÃO OU ENERGIA?

Quatro corporações ocidentais dominam o mercado global de produtos agrícolas. Agora uma companhia chinesa juntou-se a elas.

 ........

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com