TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Cafeicultura

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO federal do espírito santo – CAMPUS DE ALEGRE

curso superior de tecnologia em cafeicultura

JOÃO MARCOS VERLY DE OLIVEIRA DA SILVA

RELATÓRIO DE AULA SEMESTRAL

ALEGRE

2018

JOÃO MARCOS VERLY DE OLIVEIRA DA SILVA

RELATÓRIOS DE AULAS PRÁTICAS SEMESTRAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Colheita e pós-colheita do Café, Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campus de Alegre, como requisito parcial para obtenção de nota semestral.

Professor: Maurício Novaes

Alegre

2017

Pré-colheita do café

A pré-colheita é baseada em varias etapas, que podem ser descritas em diversos pontos, que antecedem o processo para uma boa colheita.

No vídeo assistido em sala de aula, o produtor vem ressaltar a importância dos materias utilizados na pré-colheita do café, e é de suma importância fazer a preparação desses materias para pré-colheita, para que não aconteçam imprevistos, e se perca parte do dia de trabalho ou até mesmo o dia todo dependendo do imprevisto que vier a ocorrer.

Primeiro é feita a contratação dos profissionais de acordo com o número de mão de obra necessária, logo vem a compra dos equipamentos dos profissionais, como, luvas, bota, capa de chuva e entre outros matérias ultilizados durante o processo.

As estradas tendem as estar em bom estado, para o melhor acesso dos profissionais ao local de trabalho, que vem a ser as lavouras, no caso de más condições da estrada, deve fazer-se um reparo nas estradas utilizando saibro, cascalhos e entre outros matérias para melhorar as condições da estrada e facilitar o acesso.

Logo vem o processo de secagem do café, que é feita na maioria das vezes utilizando a lenha como combustão, deve-se tomar os devidos cuidados, e já durante um período que antecede a pré-colheita, armazenar a lenha em local coberto e seco, longe da humildade para que a lenha fique pronta para o uso. A lenha molhada vem a interferir na qualidade do café por conta da fumaça e no próprio meio ambiente.

A pré-colheita é realidade a mão de obra humana e também pela utilização das maquinas, é importante realizar a manutenção das maquinas antes do início do processo, para que as maquinas não venham a dar defeitos durante o seu manuseio. É sempre bom ter em mãos peças reservas dos maquinários, pois se acontecer de algo der defeito, logo em seguida já vai poder fazer a manutenção de imediato e evitando a perde de tempo e horas trabalhadas.

A limpeza dos maquinários deve ser feita frequentemente, nos lavadores e despolpadores de café a limpeza deve ser feita diariamente, por serem de via húmida e ser um ambiente que se trabalha com água, isso pode interferir na qualidade do café. Se necessário no período da entre safra deve ser realizado uma reforma do equipamento de uma forma geral, utilizando anti-ferrugem ou até mesmo pintando o maquinário por completo.

Os terreiros devem estar em bom estado, se for o caso é bom passar cal para que haja a desinfectação do ambiente, e o local de armazenagem do café deve ser bem limpo e com grau de humidade regulado para que o café não venha a dar mofo, importante também ser um local arejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com