TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DOS RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE HISTORIA

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP- Universidade Paulista.

Instituto de Ciências Humanas.

Curso: Pedagogia.

OS BENEFICIOS DOS RECURSOS VISUAIS NO ENSINO DE HISTORIA

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADADO 5° PERÍODO

Deise Micene Silva B77787-7

Heike Rosemarie Burghardt/ D0785C-3

Juliana Rafael Pestana/ D0715B-0

Marina Gomes/ D0226G-8

Talita Ciaramella de Lima/ C76ABJ-0

Campinas/São Paulo

2018

Deise Micene Silva

Heike  Rosemaire Burghardt

Juliana Rafael Pestana

Marina Gomes

Talita Ciaramella de Lima

PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADADO 5° PERÍODO

O presente trabalho de atividade prática supervisionada do 5° semestre de pedagogia tem como objetivo levantar as principais vantagens que o uso de recursos visuais oferece no ensino para alunos do fundamental I.  

Professor(a) Orientador: Vanessa Crecci

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Campinas/São Paulo

2018

Sumário

Introdução4

Desenvolvimento5

Ensino de História5

   Importância da utilização de recursos visuais 5

    Observação  6

Conclusão8

Bibliografia9

INTRODUÇÃO

O conhecimento histórico é importante para a formação das pessoas, mas isso apenas não justifica a existência dele como disciplina escolar nos anos iniciais. Importante é ter em mente que conhecer a experiência dos homens no tempo é uma atitude fundamental para a formação de pessoas que se dispõem a viver em sociedade.

A utilização de imagens e vídeos no ensino de História vem sendo adotada  ao longo dos anos. Seu uso como recurso pedagógico é imprescindível para a compreensão dos conhecimentos artísticos e culturais, pois desenvolve o senso  crítico, estimula a interpretação e a reflexão sobre os diferentes contextos histórico e temporal que transcorrem a nossa história. Por isso, faz se necessário que o professor tenha conhecimento, estude e o utilize com mais frequencia em sala de aula. Seu uso como prática enriquecedora na aprendizagem ainda é restrito apesar do campo de pesquisa.

O intuito deste trabalho é através de um estudo bibliográfico e da análise de algumas observações desenvolvidas em sala de aula do ensino fundamental I, levantar os principais benefícios que o uso de recursos visuais propicia no ensino de história.

Assim, no primeiro capítulo, faremos uma breve reflexão sobre o ensino tradicional de história.

No segundo capitulo abordaremos a importância do uso dos recursos visuais para o ensino de história.

Por fim, o terceiro e ultimo capitulo apresentara a analise realizada a partir das observações em sala de aula, procurando mostrar como a criança compreende o tempo (passado, presente e futuro), os conceitos de lugar, paisagem, natureza, espaço, território, região e a relação com a sociedade através da utilização de recursos visuais.

DESENVOLVIMENTO

Ensino de História

O ensino com imagens no ensino de História é uma questão que, aos poucos, está se espalhando no país, apesar das imagens já existirem, desde os tempos remotos e antes mesmo do aparecimento dos registros das palavras escritas, em que o uso de ilustrações no período paleolítico era o modo de comunicação dos primeiros grupos humanos (pinturas rupestres e desenhos).

Com as novas reflexões acerca do estudo da história, da representação iconográfica e da renovação no ensino tradicional e pouco produtivo vêm surgindo, um ensino que requer novos olhares e mudanças significativas quanto à análise e interpretação das imagens nesta disciplina.

Importância da utilização de recursos visuais

Ensinar a interpretar símbolos nos dias atuais está sendo cada vez mais importante, porque hoje em dia desde pequenos as crianças já tem o contato com celulares, computadores entre outros meios de comunicação, e a todo momento lemos, ouvimos e assistimos notícias de todos os tipos através de imagens, figuras, gráficos etc, por isso não podemos resumi-las em análises simples e descontextualizadas, precisa mostrar ao aluno e ajuda-lo a muitas vezes desconstruir o que eles veem.

         O professor ao ministrar aulas de história, deve usar as imagens de modo que seja significativo, os ajudando a interpretarem a realidade em que vivem, deve deixar claro a intenção que tem de mostrar e trabalhar com as imagens que estão sendo trabalhadas, além disso o professor deve trazer, além das imagens, trazer recursos como vídeos, slides, filmes, fotografias, o uso de imagens ajuda os alunos a entenderem como era a vivência no passado, fazendo com que as aulas de história não sejam maçantes, entediantes, e não somente para que os alunos decorem pra a prova e sim que aprendam de uma forma mais interativa e instigante, de uma maneira que os alunos fiquem motivados e interessados nas aulas.  

 De acordo com Paiva  “As imagens construídas historicamente que, associadas a outros registros, informações, usos e interpretações, se transformaram em um determinado momento em verdadeiras certidões visuais do acontecido, do passado ”  (Paiva, 2002, p.13-14)

É interessante esse assunto porque as imagens não é um método que está sendo utilizado só agora, antigamente para se comunicarem os homens já se utilizavam de desenhos, e os registros mais antigos foram feitos através das imagens ou seja, linguagem visual, e os desenhos nas cavernas que estão mantidos até os dias de hoje nos possibilita a compreensão de realidades diferentes. Em meados do século VI, as imagens eram instrumentos que persuadiam as pessoas daquela época, e mais ainda quando tinha relação com religião.

Quando o professor traz as imagens para a sala de aula, ela deve fazer algumas perguntas aos alunos, como por exemplo, o que faziam? Como se alimentavam e onde moravam, como era o relacionamento entre eles, como tomavam decisões importantes, enfim, o professor deve elaborar essas entre outras perguntas para que os alunos possam dar suas opiniões e se expressarem de acordo com seu ponto de vista, e depois discutirem com a sala o real significado, trabalhando assim o senso crítico dos alunos formando alunos pensantes, participativos e que produzam conhecimento significante na compreensão do cenário político e histórico do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com