TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE BULING

Por:   •  24/5/2021  •  Artigo  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

BULLYING, NO CONTEXTO ESCOLAR

Nome do(a) estagiário(a) Marta dos Santos R.A.1953238 - 5

RESUMO

 O objetivo deste artigo foi descrever sobre o bullying no contexto escolar já que o mesmo é considerado uma pratica de violência escolar que acontece dentro das escolas. Esse ato de violência muitas vezes é praticado com a intenção e também sem a intenção e geralmente está associado a dificuldades dos alunos em aceitar as diferenças de seus colegas de sala de aula. Este trabalho descreveu o que é Bullying e que suas praticas no ambiente escolar vem sendo aplicadas constantemente e que o professor como também todo o conjunto de pessoas que trabalha na escola deve ser preparada para lidar com esse tipo de situação que ocorre dentro da escola. O artigo procurou entender as causas, porque o aluno tem esse tipo de atitude dentro do ambiente escolar assim como também descreveu a importância do professor em ensinar seus alunos o respeito e a compreensão com o próximo.

Palavras-chave: Bullying. Compreensão.  Escola. Professor.

1 INTRODUÇÃO

Essa presente pesquisa bibliográfica tem o objetivo de demostrar o que é bullying um tipo de violência que vem acontecendo dentro do ambiente escolar, ou seja, o bullying, no contexto escolar que também pode ser definido, como intolerância e violência que é uma pratica comum hoje dentro das escolas.

A metodologia aplicada será a pesquisa bibliográfica onde será de forma de artigos e livros onde serão analisados o contexto desse tipo de violência que só vem crescendo dentro das escolas, e como a escola deve agir para tentar diminuir esse tipo de pratica.

Assim podemos dizer que o tema está relacionado ao aumento das intolerâncias que vem sendo praticada em nosso ambiente social a falta de compreensão de entendimento, saber respeitar as diferenças do próximo vem a cada dias sendo menos utilizada, parece que o ser humano para sentir superior deve inferiorizar o próximo.

Diante disso é necessário discutir esse tema principalmente sobre ele ser praticado dentro do meio escolar, assim como também os tipos de suas práticas, o mais comum dentro das escolas são os apelidos, mas muitas vezes chega até a violência física também esse mau causa baixa estima nos alunos e por muitas vezes faz até com que eles desistam de estudar.

Segundo Salgado (2010), o bullying tornou se um problema maior que a esfera escolar ele vem causando muitos problemas sociais como casos que virmos com frequências nas mídias massacres em massas nas escolas, cujas causa para estas práticas são os indivíduos ter sofrido essa violência na escola, porém podemos dizer também que se tornou um problema maior que a escola.

Nesse sentindo podemos observar a necessidade de verificar e estudar através de livros e artigos sobre essa pratica comum nas escolas e que causa muito mal aluno, levando suas consequências para o meio social em que está inserido, por isso a necessidade de o ambiente escolar como o todo tentar compreender seus alunos e

se transformando desde o século passado, ou seja, efeitos da globalização. Podemos observar então a intolerância como as causas de violências além de destacar que são ensinar práticas de tolerância e respeito ao próximo.

2 REFLEXÕES SOBRE BULLYING, INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

De acordo Bauman (1999), atualmente a violência vem várias as formas de intolerância como por exemplo religiosa, raça ideologias entre outros tipos de intolerância.

A palavra “bullying” é uma palavra inglesa que quase todo o mundo utiliza para explicar certos comportamentos de violência, principalmente no ambiente escolar comportamentos esses que pode ser agressões físicas, psicológicas que podem ser feitas com intenção ou não além de ser praticadas á grupos ou pessoas que não tem condições de se defender independentemente do motivo.

Para Pereira (2002), bullying é um comportamento considerado agressivo e que muitas vezes é utilizado dentro das escolas, lugar este que esse tipo de comportamento não deveria existir. Abrapia (2005), ainda complementa que a violência escolar deve ser observada pelos profissionais que atuam dentro do ambiente da escola pois o bullying é considerado um problema mundial sendo praticado em todos lugares que ocupam pessoas que vivem grupos.

Por isso podemos descrever que o bullying se manifesta no ambiente escolar e se reproduz de varias formas dependendo do contexto social em que cada aluno está inserido e que todo o conjunto escolar deve estar envolvido e preocupado em desenvolver ações no combate desse tipo de violência.

Gisi (2008), diz que o bullying é difícil de compreender assim como também difícil de lidar dentro das escolas e que isso muitas vezes causa sentimento de impotência para os professores, porém é observado também que no processo de formação do professor muitas vezes ele não é preparado para lidar com esse tipo de comportamento.

O bullying quando percebido que está sendo praticado dentro da escola deve ser tentado resolver e que a intervenção daquele que percebe esse ato é de muita importância para se buscar uma solução, é um problema tão sério que para ser combatido deve haver a política e a pedagogia da inclusão despertando em seus alunos a importância do senso crítico em seus alunos, que a diferenças devem ser respeitadas.

Segundo Cardoso, Silva e Tavares (2018), o ambiente escolar deve ser uma das principais instituições a estimular a resolução de conflitos e que a pedagogia do conflito deve ser necessária e possibilitar a ensinar a seus alunos a entender as diferenças do próximo.

O professor deve expor em sala de aula a importância do dialogo pois este é uma fonte para resolução de muitos problemas, assim como também saber respeitar as diferenças ideias e posições do nosso semelhante, e o professor tem um papel muito importante em ensinar isso para seus alunos. Porém o professor deve ensinar e estimular seus alunos, quando este for vitima dessas práticas pois também é importante já que sabemos que a erradicação do bullying no nosso contexto social é praticamente impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com