TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoconceito no ambiente escolar: o papel do professor

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 5

Camila Rossi Lopes

RA 001200501191 – 8° Semestre

O AUTOCONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR

Bragança Paulista

2008

Camila Rossi Lopes

RA 001200501191 – 8° Semestre

O AUTOCONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR

Projeto apresentado à disciplina Pesquisa em Educação e Projetos de Trabalho de Conclusão do Curso, do Curso de Pedagogia da Universidade São Francisco, sob orientação da Profa. Dra. Neide de Brito Cunha, como exigência parcial para obtenção de média semestral.

Bragança Paulista

2008

SUMÁRIO

1. Justificativa

2. Problema

3. Objetivo

4. Referência Bibliográfica

5. Levantamento Bibliográfico

O AUTOCONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR

1. Justificativa

        A sociedade atual impõe a formação de pessoas preparadas para conviver com os riscos, as incertezas e os conflitos característicos da vida moderna.

        Consciente dessa necessidade, a escola, nos dias de hoje, vem se preocupando cada vez mais com a formação integral de seus alunos, com o objetivo de prepará-los para atender ás exigências de um mundo em constante transformação.

        Segundo MARINHO (2008), um dos problemas enfrentados pela educação atualmente, diz respeito à formação de cidadãos autônomos, uma vez que a autonomia é condição básica para a vida em sociedade. Afirma que, além da autonomia ser um importante componente emocional, tem função social, contribuindo para uma efetiva comunicação entre os indivíduos.

        Ainda no dizer da mesma autora, o desenvolvimento da autonomia está intimamente ligado á formação do autoconceito.

        A  idéia de autoconceito tem recebido grande atenção de vários profissionais que lidam com as crianças, tais como psicólogos e pedagogos. Trata-se de um processo lento, que se desenvolve com base nas experiências pessoais de cada criança, em suas interações com aqueles que a cercam e, especialmente, de acordo com as reações dos outros a seu comportamento (MARINHO, 2008).

        Nos primeiros anos de vida, a criança desenvolve seu autoconceito de acordo com as relações que se estabelecem no ambiente familiar. Quando começa a freqüentar a escola, outras interações passam a interferir na visão que a criança tem de si mesma.

        Segundo SANCHEZ e ESCRIBANO (1999), o autoconceito tem extraordinárias conseqüências no desenvolvimento do indivíduo, devido á sua importância na determinação do que a criança será ou não.

        Percebe-se, portanto, a necessidade de fazer com que a criança desenvolva um autoconceito adequado, que garanta sua autonomia e sua adaptação ao meio social.

        No dizer de MARINHO (2008), a escola desempenha um importante papel na formação do autoconceito infantil, uma vez que é no ambiente escolar que se moldam alguns aspectos básicos da personalidade da criança, que poderão acompanhar e influenciar suas atitudes na vida adulta.

        É por meio das relações que estabelece com os colegas e com os professores e pelas opiniões que estes emitem sobre ela, que a criança vai formando seu autoconceito. Além disso, o peso da opinião do outro está intimamente ligado à influência que essa pessoa exerce sobre a criança (MARINHO, 2008).

        Dessa forma, torna-se clara a relevância do papel do professor na formação do autoconceito de cada um de seus alunos. Porém, para que possa cumprir adequadamente esse papel, realizando as intervenções necessárias, é preciso que o professor tenha conhecimento do tema.  

        Assim sendo, pretende-se realizar, nesta pesquisa, a revisão de alguns estudos sobre o autoconceito, esclarecendo aspectos de sua conceituação, formação e desenvolvimento e, também, propor algumas questões para reflexão a respeito do papel do professor na formação do autoconceito de seus alunos.

2. Problema

        Para a realização do estudo proposto, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: De que forma o professor pode contribuir para que seus alunos desenvolvam um autoconceito adequado?

3. Objetivo

        O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre o papel do professor na formação do autoconceito de seus alunos. Procura, também, fornecer elementos que possam vir a orientar o professor sobre a forma de atuar em sala de aula, de modo a contribuir para que seus alunos – especialmente aqueles com dificuldades de aprendizagem – construam adequadamente seu autoconceito.

        

4. Referência Bibliográfica

        Segue, abaixo, as referências bibliográficas utilizadas na elaboração deste anteprojeto.

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano; VIRGOLIM, Ângela M. Rodrigues. O Professor e seu Papel na Formação do Autoconceito. Criança, v. 24: n° 11, 1993, p. 11-12.

MARINHO, Rossana Ricardo. Estudo do Autoconceito em Crianças de 7 – 9 Anos Com e Sem Dificuldades de Aprendizagem. Disponível em: < http://www.profala .com / arteducesp86.htm>. Acesso em: 03. Set. 08.

NETO, Lilianie Miranda. Mediação de Professores e Autoconceito de Crianças. Disponível em: < http://www.unilestemg.br/.../Mediacoa%20de%20professores% 20e%20autoconceito >. Acesso em 05.Set. 08.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com