TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  7/9/2019  •  Artigo  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

GUAMARE-RN

2019

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

- ISEED-

HILDETE MIRANDA SOBRINHO RODRIGUES

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Artigo Científico Apresentado ao Instituto superior de Educação Elvira Dayrell - Iseed, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós Graduação-Lato Sensu em Psicopedagogia.

GUAMARE-RN

2019

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

Hildete Miranda Sobrinho Rodrigues

RESUMO

O papel do Psicopedagogo no ambiente escolar ainda é pouco utilizado nas instituições, é um profissional que assessora e esclarece sobre aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem o objetivo preventivo. Dentro da escola, o psicopedagogo pode auxiliar no processo de aprendizagem trabalha a partir das dificuldades apresentada pelos alunos em todos os aspectos, afetivos e sociais, impedindo que estas dificuldades interfiram na aprendizagem e na convivência dentro do ambiente escolar. Este profissional pode auxiliar a escola em diversos pontos para contribuir com a qualidade de ensino aprendizagem e no papel social da escola dentro da comunidade que esta inserida. Porem, seu papel principal é analisar e assinalar os elementos que enriquece, justifica ou dificultam o processo de aprendizagem na escola. Aconselhar e colaborar também faz parte do trabalho do psicopedagogo juntamente com a equipe gestora em prol do desenvolvimento de ações animadoras que trazem mudanças educacionais, visando impedir que surjam dificuldades nos processos da construção do conhecimento. Esta pesquisa é de cunho teórico baseada nos estudos de Ujiie (2016), Nascimento (2013), Fabrício (2000). Portanto, é fundamental a atuação do psicopedagogo em ações diversas no contexto escolar, levando em conta as necessidades, os conflitos e competências apresentada por cada aluno, nesta perspectiva ele fortalece uma ligação com os pais, professores, equipe pedagógica.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Dificuldades. Aprendizagem. Preventivo.

ABSTRACT

The role of the Psychopedagogue in the school environment is still little used in the institutions, is a professional who advises and clarifies on aspects of the teaching-learning process and has the preventive goal. Within the school, the Psychopedagogue can assist in the learning process works from the difficulties presented by students in all aspects, affective and social, preventing these difficulties interfere in learning and coexistence within of the school environment. This professional can assist the school in several points to contribute to the quality of teaching learning and the social role of the school within the community that is inserted. However, its main role is to analyze and mark the elements that enrich, justify or hinder the learning process in the school. Advising and collaborating is also part of the work of the Psychopedagogue together with the management team in favor of the development of encouraging actions that bring about educational changes, in order to prevent difficulties in the construction processes of the Knowledge. This research is of theoretical nature based on the studies of Ujiie (2016), Nascimento (2013), Fabricio (2000). Therefore, the performance of the Psychopedagogue in different actions in the school context is fundamental, taking into account the needs, the conflicts and competencies presented by each student, in this perspective he strengthens a connection with parents, teachers, team Pedagogical.

Introdução

Sabendo que a escola é a grande responsável pela construção do saber do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na escola tem como objetivo principal a prevenção, a criação de mecanismos para melhor solução dos problemas apresentados pelos alunos e família. Em virtude da quantidade de alunos com dificuldades de aprendizagem e de desafios envolvendo a família e a escola, o trabalho do psicopedagógica ganha, destaque nas instituições escolares. Tornando cada vez mais necessário.

O Psicopedagogo tem o papel de “[...] analisar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.” (NASCIMENTO, 2013, p.1). Uma escola sem a disponibilidade de um psicopedagogo em seu quadro de equipe gestora é uma instituição com seu quadro de profissionais deficiente, e muitas vezes o trabalho escolar didático- pedagógico torna-se, um trabalho improdutivo.

Ou seja, o processo de ensino- aprendizagem e a aquisição do conhecimento de cada aluno, advém da disposição do professor em sala de aula, da sistemática educacional utilizada, da condição física da escola, e da equipe de profissionais competentes, para acompanhar as necessidades particulares de cada aluno.

A laboração de um Psicopedagogo no ambiente escolar preza pela prevenção e busca produzir uma educação voltada para habilidades de resolver problemas, este objetivo existe em prol do grande número de crianças de alto grau de complexidade na aprendizagem e outros desafios ligados a família e a escola, assim a atuação de psicopedagogia nas escolas vem, aumentando nas escolas.

O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO NO AMBIENTE ESCOLAR

O processo de aprendizagem sofre influencias diretas e indiretas, dentro e fora do ambiente escolar, e por este motivo aparecem muitas dificuldades no ato de aprender no processo de desenvolvimento escolar dos alunos, então a psicopedagogia apareceu a fim de englobar e interceder na aprendizagem.

Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com