TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  14.066 Palavras (57 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 57

                                      [pic 1]

Polo IBHES

Curso: Geografia

“Atividade 1 - Entrevistas remotas - 50h de carga horária”

Aluno: Júnio Miranda Ferreira RA 1613224

Belo Horizonte

2020

RESUMO

O trabalho consiste na explicitação de relatórios de três entrevistas que foram realizadas por meio de aplicativos de conferência e ligação telefônica. O tema das entrevistas foi “Desafio para a educação em tempo de pandemia”.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho evidencia um panorama da educação em tempo de pandemia. Os relatórios das entrevistas trazem pontos importantes que permite fazer análises muito necessárias, que darão subsídio para planejamento e execução de ações no cenário educacional.

CAPÍTULO 1: METODOLOGIA

A primeira entrevista foi realizada com um professor que está atuando em uma escola de educação básica, e atua na disciplina de geografia, que é relativa curso de licenciatura do autor desse trabalho. A segunda entrevista foi realizada com um familiar responsável de um aluno da educação básica. A terceira entrevista foi realizada com um estudante de educação básica que está estudando a distância neste período de pandemia.

Todas as entrevistas foram realizadas por meio de aplicativos de conferência e ligação telefônica, acompanhadas de transcrição.

CAPÍTULO 2 – ENTREVISTA COM O PROFESSOR

1- Como tem sido a sua vivência na educação à distância nesse período de pandemia?  Resposta: Está sendo o momento mais desafiador e desgastante de toda minha carreira profissional. Não tive uma formação acadêmica que preparasse para um cenário como o que estamos vivendo. A lida do ensino remoto é totalmente diferente das aulas presenciais, os alunos ficaram ainda mais desmotivados e o planejamento pedagógico precisou ser mudado por completo.

2- Quais as principais lições e conclusões momentâneas que esse período nos oferece? Resposta: A maior lição é que nesse mundo as coisas podem mudar muito rapidamente, e a escola precisa estar pronta para realizar readequações de maneira organizada quando isso se fazer necessário.

3- A partir dessas vivências, o que sugere para melhorar a qualidade da educação, que nas atuais circunstâncias só pode ser oferecida à distância?  Resposta: Investimento financeiro e de tempo na formação continuada dos professores. O professor é muito cobrado nas escolas, mas infelizmente muito pouco ou melhor dizendo, quase nada é feito para dar condições dignas de trabalho para os docentes.

4- As aulas remotas e avaliações realizadas durante o período de pandemia são suficientes para vencer o ano letivo de 2020?  Resposta: De maneira alguma. Não tivemos condições de dar todo o conteúdo de maneira adequada, e os alunos se mostraram muito desinteressados. A maioria dos alunos vai passar de ano sem aprender muito do que deveria.

CAPÍTULO 3 – ENTREVISTA COM O ALUNO

1- Como tem sido a sua vivência na educação à distância nesse período de pandemia? Resposta: Está sendo um pouco difícil, mas as videoaulas ajudam a diminuir um pouco dessa complicação.

2- Quais as principais lições e conclusões momentâneas que esse período nos oferece?  Resposta: A maior lição é que a escola é muito mais legal do que a gente imaginava. Ficar longe de todos e sem ir ao colégio é muito ruim.

3- A partir dessas vivências, o que sugere para melhorar a qualidade da educação, que nas atuais circunstâncias só pode ser oferecida à distância?  Resposta: Sugiro aulas mais engraçadas. Pois assim a gente aprende mais. Quando o professor fica muito tempo falando da sono e a gente não guarda tudo do que ele explica.

4- As aulas remotas e avaliações realizadas durante o período de pandemia são suficientes para vencer o ano letivo de 2020?  Acho que vou passar de ano, mas não tenho certeza se me lembro de todas as matérias dada pelos professores.

CAPÍTULO 4 – ENTREVISTA COM O FAMILIAR RESPONSÁVEL

1- Como tem sido a sua vivência na educação à distância nesse período de pandemia? Resposta: Complicado de mais. Os alunos não aprendem ficando o dia todo no computador. Esses meninos são muito distraídos e quase não conseguem prestar atenção nas aulas em vídeo.

2- Quais as principais lições e conclusões momentâneas que esse período nos oferece? Resposta: Acho que a maior lição desse período é que temos que

valorizar a saúde. Sem saúde não há escola, não há estudo, não há professor, não há aluno e não há nada.

3- A partir dessas vivências, o que sugere para melhorar a qualidade da educação, que nas atuais circunstâncias só pode ser oferecida à distância? Resposta: Acho que os professores deveriam dar mais exercícios valendo ponto,

como os alunos estão muito desanimados precisa de um bom motivo para estudar.

4- As aulas remotas e avaliações realizadas durante o período de pandemia são suficientes para vencer o ano letivo de 2020? Respostas: Esse foi um ano que praticamente foi perdido. Muita matéria vai ficar esquecida e os meninos vão ficar sem aprender.

CAPÍTULO 5 – CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS

A partir das entrevistas realizadas fica evidente que há uma insatisfação geral da comunidade escolar quanto ao ensino remoto. Ações de correção e recuperação de conteúdos e aprendizagens deverão ser realizadas para minimizar os impactos pedagógicos do período de pandemia.

                                      [pic 2]

Polo IBHES

Curso: Geografia

“Atividade 1 - Entrevistas remotas - 50h de carga horária” (segunda rodada)

Aluno: Júnio Miranda Ferreira RA 1613224

Belo Horizonte

2020

RESUMO

O trabalho consiste na explicitação de relatórios de três entrevistas que foram realizadas por meio de aplicativos de conferência e ligação telefônica. O tema das entrevistas foi “Desafio para a educação em tempo de pandemia”.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho evidencia um panorama da educação em tempo de pandemia. Os relatórios das entrevistas trazem pontos importantes que permite fazer análises muito necessárias, que darão subsídio para planejamento e execução de ações no cenário educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (94.9 Kb)   pdf (354.1 Kb)   docx (73.8 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com