TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amapa Pesca

Trabalho Universitário: Amapa Pesca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Pesca

É considerada de grande expressão econômica. As principais áreas de exploração são: Porto de Santana, Arquipélago do Bailique, Vila do Sucuriju, Ilha de Maracá, Foz do Cassiporé e Costa do Amapá. As espécies mas exploradas são: piramutaba, pescada, filhote, dourada, gurijuba, pirarucu, tambaqui, pirapitinga, tucunaré, piranha, traíra, açará, aruanã, sarda, jiju, tamuatá, etc. Além das espécies acima citadas, o Estado do Amapá possui sua costa rica em espécie de crustáceo de grande valor de mercado (camarão rosa, camarão da água doce e o caranguejo). O sistema produtivo predominante na atividade pesqueira era o artesanal, o governo vem implementando uma política pesqueira bastante equilibrada em que vários frigoríficos já foram entregues as cooperativas de pesca de alguns municípios e outros estão em construção, além de empresas que já manifestaram interesse em se instalarem no Estado para explorarem a pesca comercial.

Pode-se observar a pesca artesanal em duas modalidades principais conforme áreas de ocorrência:

Pesca de água doce:

Ocorre nas áreas lacustres, caracterizada pela utilização de pequenas embarcações, notadamente montarias, com capacidade média de 200 kg de carga e apetrechos de pesca de pequeno porte, destacando-se a rede de malhar, linha de mão, pequenos espinhéis e matapi, sendo este último usado na pesca do camarão regional.

Pesca de águas estuarinas e costeiras:

Desenvolve-se praticamente ao longo de todo o Estado, com maior intensidade nas proximidades dos rios Cassiporé, Oiapoque, Cunani e regiões do Sucuriju, Bailique e Amapá. A frota pesqueira artesanal que atua na área é constituída, principalmente, por embarcações de pequeno e médio portes, empregando apetrechos como rede de malhar e espinhel para captura de gurijuba, dourada, pescada e bagre, que tornam a maior parcela de produção do Estado do Amapá. Ainda na costa do Amapá é realizada a pesca industrial do camarão rosa, com nível tecnológico avançado, desenvolvida por empresas locais e de outros estados, destinando-se basicamente a produção ao mercado internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com