TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Mercado

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 13

Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil

Lurdes Marlene Seide Froemming; Fernando Bins Luce; Marcelo Gattermann Perin; Cláudio Hoffmann Sampaio; Sedinei José Nardelli Beber; Guilherme Trez

RESUMO

Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras.

Palavras-chaves: marketing; pesquisa em marketing; metodologia de pesquisa científica.

ABSTRACT

In this article, the authors elaborated an inventory of basic methodologic characteristics of the scientific production of the marketing area in Brazil, in the years 90 (until 1998). This scientific production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). From 217 identified articles, 134 have been analised, because the remainder 83 refered to conceptual dimensions or reviews. From the 134 articles, 55 have an exploratory view (41%), 71 have a descriptive nature (53%) and only 8 explore the casual relations (6%). In the article they are analised yet the methodolical characteristics such as: presentation and significance of the research question, research design, the kind of colected data, validity, as well as mention to limitations and recomendations for future researchs.

Key words: marketing; marketing research; scientific research methodology.

INTRODUÇÃO

Este é o primeiro de dois documentos a serem publicados na Revista de Administração Contemporânea (RAC), com o objetivo de avaliar a produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90(1). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). Esta avaliação está sendo elaborada, abordando os seguintes aspectos desta produção científica:

. inventário das características metodológicas básicas, no período de 1990 a 1998;

. enquadramento classificatório dos temas abordados;

. discussão das abordagens metodológicas utilizadas, por tipo de pesquisa (survey, qualitativa e experimental).

Neste primeiro trabalho são apresentados os resultados do inventário das características metodológicas básicas dos artigos. Neste documento, inicialmente discorremos sobre o método aplicado para a pesquisa no item 2. No item 3 são relatados os resultados do estudo, bem como identificadas as variáveis analisadas. Por fim, o item 4 apresenta as principais conclusões oriundas dos resultados obtidos com a pesquisa.

MÉTODO

O procedimento metodológico utilizado foi o de desk research, envolvendo o conjunto de artigos científicos da área de marketing, publicados na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE), na Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), no período de janeiro de 1990 a setembro de 1998.

O processo de identificação e seleção de artigos resultou em uma relação de 217 artigos para a análise. Os critérios para a seleção dos artigos foram os seguintes: artigo considerado efetivamente da área de marketing, artigo não publicado anteriormente em qualquer dos periódicos considerados e artigo sem relato similar de pesquisa já publicada. Nos casos de duplicata, foram consideradas as publicações mais antigas.

Dos 217 artigos selecionados, 83 foram considerados conceituais e 134 baseados em pesquisas empíricas que apresentaram método de pesquisa envolvendo, direta ou indiretamente, alguma coleta de dados. O estudo aqui descrito envolve apenas os artigos classificados como de base empírica, uma vez que as características metodológicas analisadas não se apresentam em artigos conceituais.

O processo de análise dos 134 artigos de pesquisas empíricas constituiu-se da verificação dos elementos metodológicos básicos de investigações científicas. As variáveis avaliadas para cada artigo selecionado, específicas para cada método de pesquisa (survey, qualitativa e experimental), foram adaptadas de Hoppen, Lapointe e Moreau (1997). No presente artigo, contudo, são relatados apenas os resultados das variáveis comuns aos três métodos de pesquisa considerados. Foram elas: natureza da pesquisa, justificativa, teorias de base, objetivo e questão de pesquisa, hipóteses ou pressupostos de base, modelo de pesquisa, mix de métodos, operacionalização das variáveis, descrição dos procedimentos metodológicos, tipo de dados, validade externa, validade nomológica, limites do estudo, recomendações para pesquisas e recomendações aplicadas. Cada uma das variáveis é descrita nos itens a seguir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com