TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Livro Didatico

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do livro didático

Débora Kunzler e Larissa Mendes

        A análise do livro didático é um processo avaliativo, com finalidade de selecionar livros com conteúdos que vão ser de total apoio para o professor e alunos. O livro didático precisa atender as necessidades dele e da realidade do aluno.

        O livro analisado foi Geografia geral do Brasil: espaço geográfico e globalização, da editora Scipione, 3ª edição, dos autores João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, do ano de 2016, voltado para o 3º ano do Ensino médio. O livro é de brochura, com uma capa bem chamativa, imagem representando a cultura asiática, contém 288 páginas, sendo elas de bom material, não há transparência, folhas grossas, letras e espaçamento de tamanhos adequados, com figuras freqüentes e dentro do contexto do livro, chamado a atenção do aluno e ajudando a boa compreensão do conteúdo. Já as representações cartográficas, imagens e gráficos presentes no livro apresentam uma ótima clareza, seguindo a seqüência do conteúdo, podendo assim, ler sobre o assunto e acompanhar no gráfico, auxiliando a boa compreensão, exemplo disso se tem na página 122.

O livro predomina o conteúdo de geografia agrícola, representando o grande produtor capitalista, colocando-o sempre como símbolo de evolução, Em alguns momentos o livro aborda de forma crítica seu conteúdo, como por exemplo: os conhecimentos de direitos humanos, nação e cidadania. De certa forma auxilia o aluno a compreender a cultura do próximo sem julgar. Em outro ponto a geografia ja é mais tradicional, por ter uma visão totalitária sobre o assunto e mostra apenas um lado do capitalismo. O livro predomina o conteúdo de geografia urbana, contendo cinco unidades, apenas uma irá falar sobre o espaço rural, prejudicando assim o aluno a aprender mais sobre o espaço rural, mostrando somente o urbano. Nele tem conteúdos da geografia agrária, porem o que predomina é a agrícola, pautada na dimensão econômica, valorizando assim, somente o agronegócio, como se fosse o meio para resolver os problemas presentes.

        As categorias presentes dentro dele são: reforma agrária, território, trabalho, campo, agricultura orgânica, estatuto da terra, rural, escravidão por dívida. Ele é em si voltado para a agrícola, mas também faz uma crítica as desigualdades sociais. Porém ainda assim, pode prejudicar o aluno a aprender sobre outras áreas, pois, muitas vezes esse é o único contato do aluno com o conteúdo e diversos "mundos".

        O livro busca prender a atenção dos alunos com imagens, charges que alimentam a criticidade do aluno, ele também sugere filmes sobre determinado assunto, e também tem um espaço voltado para mais conteúdos sobre determinado assunto, de forma geral, é um livro bem elaborado, com informações atualizadas, com linguagem clara, sem preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com