TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de impactos ambientais em Porto Jatobá

Por:   •  29/4/2015  •  Artigo  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 14

Análise de impactos ambientais em Porto Jatobá, estuário do rio Timbó, em Abreu e Lima/Pernambuco

Ciro Veiga*

Jéssica Mayara Alcântara*

Mayara Victória*

Rhandysson Barbosa*

RESUMO

Este texto tem o intuito de abordar questões relativas aos impactos causados no estuário do Rio Timbó em Abreu e Lima, tomando como ponto de referência a colônia de pescadores do Porto Jatobá (Z-33), colônia essa que é reflexo e influência da economia local que sobrevive da pesca artesanal e da agricultura familiar. O trabalho busca analisar os fatores de interação: sociedade e natureza, e o processo de regeneração social, ambiental e econômico desde os impactos acontecidos num passado recente. O trabalho foi realizado visando a importância das questões ambientais quantoao descarte de resíduos e a sobrevivência dos ambientes estuarinos,que acabam interferindo no principal meio de sustento da comunidade. Para a realização do mesmo buscou-se a revisão de conteúdos literários a cerca dos conceitos de poluição, impactos e degradação, pescaartesanal e agricultura familiar, além de leituras complementares sobre a economia local, e entrevistasin loco.

PALAVRAS-CHAVE: Porto Jatobá; Impactos Ambientais; Sociedade e natureza;

ABSTRACT

This text aims address questions about environmental impacts caused to the estuary of Timbó River, located in Abreu e Lima, taking as reference point the fishing community of Jatobá Port (Z-33), community that influences at the local economy that survives by the artisanal fishing and familiar farming. The proposed work seeks to analyze the interaction between society and nature, and the social, environmental and economic regeneration ___________________________________________________________________________

*Alunos do curso de Geografia/Bacharelado da Universidade Federal de Pernambuco.

processes since the impacts happened in the recent past. This work was carried out because the importance of environmental issues to the survival of the estuary, which is the main supplier to the community. To realizethis article, we seek to review the concepts of pollution, environmental impacts, degradation, artisanal fishing and familiar farming, plus additional reading about the local economy, and in loco interviews.

KEYWORDS: Jatobá Port; Environmental Impacts; Society and Nature;

INTRODUÇÃO

A atenção voltada para as questões ambientais atualmente é um alerta pertinente quanto às formas de interação do ser humano com o meio ambiente. A expansão das cidades, o aumento dos números de habitações e de indústrias, necessitade um acompanhamento rígido quanto às questões de produção de resíduos e os impactos negativos que esses causam para determinados ambientes. O Porto Jatobá é um exemplo pertinente a ser estudado quando o assunto tratado é impacto ambiental. A comunidade de Porto Jatobá, situada em área rural a aproximadamente dois quilômetros da sede do município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife/Pernambuco, vive e sobrevive da pesca artesanal e da agricultura familiar, práticas adotadas por grande parte da população. A área estudada se encontra em ambiente típico de estuário.A atenção para a colônia foi atendida quando alguns acontecimentos prejudicaram potencialmente a pesca na região, o que desencadeou uma série de consequências ambientais e consequentemente sociais: O derramamento de produtos tóxicos não tratados, diretamente nos afluentes do rio Timbó nos anos de 2006 a 2008.

 A presença de atores sociais é importante no “fazer acontecer” por melhores condições de vida. Vale ressaltar a importância do protagonista Emanuel Vicente Rodrigues Filho, comumente chamado de “Seu Dega” e Dona Luzia, sua esposa, personagens que têm em seus atributos as marcas do mangue, onde nasceram, cresceram e desenvolveram suas vidas no mangue e para o mangue, e que dessa forma ainda vivem, na luta por dias melhores, exercendo o papel da voz da comunidade e trazendo para ela todos os benefícios cabíveis.Trataremos de discutir e tentar se aprofundar em alguns fatores de influência da reorganização e regeneração ambiental a partir desses acontecimentos, que foram de grande importância para o processo de reflexão a cerca das formas de interação entre sociedade e meio ambiente: a que/a quem esses impactos podem afetar, e até em qual nível de escala eles afetam.

METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho, buscou-se no primeiro momento, a procura por trabalhos já realizados na área de estudo, a revisão de conteúdos literários já existentes que abrangem os conceitos de poluição, impactos ambientais, degradação, pesca artesanal e agricultura familiar, além de leituras complementares sobre a economia local. Também contamos com a realização de pesquisas e entrevistas in loco.

Relatórios científicos de monitoramento da bacia e o diagnóstico sócio ambiental do litoral de Pernambuco, ambos elaborados pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CPRH, foram de grande importância. Com eles, foi possível observar o acompanhamento da qualidade da água a partir de 2001 até 2012, e obter informações sobre a bacia. A análise de determinados anos foi limitada priorizando os principais anos: 2001, sendo o primeiro ano de resultados; 2006 a 2008, sendo os principais anos onde ocorreram os principais despejos; e por fim 2012, quando foi realizado até agora o último relatório.

A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio consumida por microrganismos durante um período de tempo, a uma determinada temperatura, necessária para oxidar a matéria orgânica. Geralmente essa demanda é medida no período de cinco dias a uma temperatura de 20ºC, sendo assim conhecida como DBO 5,20.

A DBO serve para indiciar o teor de matéria orgânica presente nos esgotos sanitários e nos corpos d'água, mostrando a variação do consumo de oxigênio dissolvido (OD), ou seja, quanto maior a quantidade de matéria orgânica presente nos esgotos ou corpos d'água, maior será o consumo de OD, que consequentemente induzirá o desaparecimento de peixes e outras espécies presentes no local, devido à falta de oxigênio.

O oxigênio dissolvido (OD) é o parâmetro que indica a qualidade de oxigênio de um curso hídrico, pois, como sabemos, o mesmo é de suma importância para a sobrevivência dos seres aquáticos. Sua introdução no recurso hídrico acontece pela fotossíntese, pela aeração e pela interação da água com o ar atmosférico. Quanto maior a concentração de O2 na água, melhor será sua qualidade. Porém, vale salientar que sua concentração varia de acordo com a temperatura, altitude e concentração de matéria orgânica. E como foi citada acima, uma grande concentração de matéria orgânica na água resultará na diminuição de OD, devido a DBO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (719.1 Kb)   docx (496.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com