TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

Por:   •  13/4/2015  •  Abstract  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ALDAIR FERREIRA SABINO JUNIOR R.A. 7702669254

FRANCISCO GILBERTO MENDES R.A. 6950462083

JAIRO ALVES BRANDÃO R.A. 7122526689

TIAGO DANIEL COSTA R.A. 6788376028

WEBER BARRETO DE SOUZA R.A. 6954464556

São Jose dos Campos / SP

2013

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II

(PROINTER II)

Trabalho de atividades práticas supervisionadas Apresentadas ao Curso Superior de Tecnologia Em Logística da Faculdade Anhanguera

Orientador: Professor Tutor à distância Alessandra Fiebig

                                                 Orientador: Professor Tutor presencial Alessandra Fiebig

São Jose dos Campos - SP

2013

FOLHA DE APROVAÇÃO

Aldair Ferreira Salsino Junior R.A. 7702669254

Francisco Gilberto Mendes R.A. 6950462083

Jairo Alves Brandão R.A. 7122526689

Tiago Daniel Costa R.A. 6788376028

Weber Barreto de Souza R.A. 6954464556

Trabalho de atividades práticas supervisionadas apresentadas ao Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Anhanguera.

Aprovado em:

Banca examinadora

____________________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera

____________________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera

____________________________________________

Professor

Faculdade Anhanguera

RELATÓRIO FINAL

RESUMO.

As empresas voltadas para o ramo Alimentício e Gastronômico nos novos tempos representam uma grande importância no setor da economia nacional, por isso é de grande importância integrar uma Gestão Ambiental na sua Estrutura Organizacional. O tema do presente trabalho está relacionado e voltado diretamente ao Meio Ambiente, a onde foi notada que a sociedade tem registrado altos níveis de degradação ambiental e em função disso o desenvolvimento sustentável desse projeto esta direcionada para a prática de redução dos problemas ambientais como a separação dos resíduos orgânicos dos resíduos inorgânicos, praticar a reciclagem e compostagem dos resíduos, ou seja, seus princípios são intervir na má utilização dos recursos naturais como a água e a energia elétrica, gerando assim inúmeros problemas como resíduos poluentes e provocando a degradação ambiental.  Este trabalho busca elaborar um projeto voltado a implantação de um sistema de Gestão Ambiental (SGA) numa empresa que cuja suas atividades são voltadas para o ramo Alimentício e Gastronômico, ou seja, o trabalho esta voltada diretamente para o restaurante O Mineirão, que é um projeto de uma empresa fictícia onde em seu desenvolvimento foi observado que não dispõe de uma política ambiental, assim foi possível elaborar uma análise dos aspectos e impactos ambientais que a empresa causaria ao meio ambiente, então foram criadas ideias e medidas corretivas e preventivas para contribuir e trazer benefícios tanto para o meio ambiente e para a imagem do restaurante, gerando o bem estar para todos os envolvidos como os colaboradores, funcionários e os próprios clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidade e assim gerando lucratividade e competitividade no ramo, que permitira uma melhor utilização de seus recursos produtivos e um controle ambiental mais eficaz das suas atividades.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 06

2. CONTEXTUALIZAÇÃO....................................................................................................... 07

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................................... 09

4. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS................................................................. 11

5. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SGA................................................ 13

6. RESULTADOS........................................................................................................................ 18

1. INTRODUÇÃO.

Descrição da empresa: a empresa relacionada para a implantação do projeto de sistema de Gestão Ambiental é o Restaurante o Mineirão.

Serviços: a empresa tem como principais serviços à Gastronomia Típica da comida mineira e o atendimento ao público local, empresas e turistas.

Alvo do projeto: levantamento de dados da empresa para verificar os pontos de ameaça e com isso gerar oportunidades para melhoria que estão voltadas para a questão ambiental.

O Meio Ambiente sempre foi considerado um recurso abundante, onde não há necessidade de trabalho para sua obtenção. Isso dificultou a possibilidade de sua utilização e tornou disseminada a Poluição Ambiental, passando a afetar a população a partir do uso indevido dos Recursos Naturais.

Atualmente é fundamental que as empresas se enquadrem aos padrões ambientais de produção, quer seja pela conscientização de empresários e equipe, quer seja por força do mercado, que exige tais mudanças que são elementos fundamentais para a melhoria da imagem da empresa e assim perpetuar seus negócios, reduzindo custos nas suas atividades, produtos e serviços.

A repercussão da questão ambiental na organização ocorre a partir do momento em que a empresa se dá conta de que essa atividade lhe propiciará em um excelente local de oportunidades de redução dos custos que pode ser viabilizada pelo reaproveitamento e venda dos resíduos e aumento das possibilidades de reciclagem ou por meio da descoberta de novos componentes e novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

O objetivo principal do trabalho é a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na rotina do restaurante, identificando os problemas, verificando as possibilidades de reaproveitamento, reciclagem e compostagem, informando e incentivando todos os colaborados, funcionários e clientes a participarem desse Projeto Ambiental assim ensinando a todos como fazer o melhor uso dos Recursos Naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com