TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aracaju

Projeto de pesquisa: Aracaju. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

Aracaju

Município de Aracaju

"Cajueiro dos Papagaios"

Brasão

Bandeira

Hino

Aniversário

Fundação

17 de março de 1855

Gentílico

aracajuano

Lema

Pax et Labore (Paz e Trabalho)

Prefeito(a)

Edvaldo Nogueira (PC do B)

Localização

01° 27' 21" S 48° 30' 14" O

Estado

Sergipe

Mesorregião

Leste Sergipano

Microrregião

Aracaju

Região metropolitana

Região Metropolitana de Aracaju

Municípios limítrofes São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro

Distância até a capital Não disponível

Características geográficas

Área

174 km²

População

505.286 hab. est. 2006

Densidade

2.903,9 hab./km²

Altitude

4 metros

Clima

tropical As'h

Fuso horário

UTC -3

Indicadores

IDH

0,794 PNUD (2000) 1° do SE

PIB

R$ 4.190.570.000,00 IBGE (2004)

PIB per capita

R$ 8.519,00 IBGE (2004)

Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com o IBGE, a estimativa do número de habitantes na cidade é de aproximadamente 540.000 habitantes. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras e São Cristóvão, o número passa para algo em torno de 850.000 pessoas.

[editar] Etimologia

A palavra "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acayú", que em Tupi-Guarani significa "Cajueiro dos Papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acayú", "fruto do cajueiro".

[editar] Histórico

A história da cidade de Aracaju está fortemente relacionada à da cidade de São Cristóvão, pois era esta a antiga capital da Província de Sergipe del Rey, atual estado de Sergipe. Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju pôde existir e cresceu.

[editar] São Cristóvão

No início da ocupação de povos não-indígenas onde hoje se encontra Aracaju e cidades vizinhas, esta região estava sob a jurisdição da Capitania da Baía de Todos os Santos, que hoje é o estado da Bahia. A princípio, essa região era território do cacique Serigi, que dominava desde as margens do Rio Sergipe até a do Rio Vasa-Barris.

Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigi e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 17 de março de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão junto à foz do Rio Sergipe e define a Capitania de Sergipe, ainda subordinada à Capitania da Baía de Todos os Santos. Mais tarde, a localização foi transferida para as margens do Rio Poxim e, enfim, para o Rio Paramopama, afluente do Rio Vasa-Barris.

Assim, São Cristóvão torna-se a capital da província. Diferente do que aconteceu nos outros estados da Região Nordeste, a capital de Sergipe fica a mais de 20 km de distância do mar, não possuindo praias, seus portos, por onde passavam navios, ficavam nos rios.

[editar] De povoado à capital

As terras onde hoje se encontra Aracaju originaram-se de sesmarias doadas a Pero Gonçalves por volta do ano de 1602. Eram compostas de 160 quilômetros de costa, mas em todos as margens não existia nenhuma vila, apenas povoados de pescadores.

Igreja de Santo Antônio, onde teria sido o início de Aracaju

No ano de 1699 tem-se notícia de um povoado surgido às margens do Rio Sergipe, próximo à região onde este deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju. Seu capitão era o indígena João Mulato. Em meados do século seguinte, em 1757, Santo Antônio de Aracaju vivia sem maiores crescimentos e já era incluída como sítio da freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba

Na então capital de Sergipe, São Cristóvão, estava-se tendo dificuldades com relação aos portos. Como a capital ficava no interior do estado, somente através de rios podia-se transportar navios, o que era um inconveniente, uma vez que os maiores navios não podiam atingir os portos, por conta da tonelagem, fazendo os portos sergipanos servirem apenas para pequenas embarcações.

A partir e 1854, a praia que hoje é de território de Aracaju, perto da foz do Rio Sergipe, despertou grande interesse do governo da Província de Sergipe, que transferiu a Alfândega e a Mesa de Rendas Provinciais para aquele local e construiu uma Agência do Correio e uma Sub-Delegacia Policial. Além disso, um porto foi construído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com