TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO EM ARACAJU/SE: AS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO DAS NOVAS EMPRESAS DO RAMO

Dissertações: O EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO EM ARACAJU/SE: AS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO DAS NOVAS EMPRESAS DO RAMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  5.497 Palavras (22 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CRISLAINE NASCIMENTO REIS

DENIS MOREIRA SANTOS

GABRIELLA VIEIRA REIS

RHUAN DIAS DA MOTA COSTA

THALITA ABREU DE MENEZES

O EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO EM ARACAJU/SE: AS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO DAS NOVAS EMPRESAS DO RAMO

SÃO CRISTÓVÃO

2014.1

CRISLAINE NASCIMENTO REIS

DENIS MOREIRA SANTOS

GABRIELLA VIEIRA REIS

RHUAN DIAS DA MOTA COSTA

THALITA ABREU DE MENEZES

O EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO EM ARACAJU/SE: AS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO DAS NOVAS EMPRESAS DO RAMO

Artigo apresentado à disciplina de Pesquisa em Administração, ministrada pela Professora Dra. Florence Cavalcanti Heber Pereira de Freitas na Universidade Federal de Sergipe, como atividade avaliativa do período 2014.1.

SÃO CRISTÓVÃO

2014.1

1 INTRODUÇÃO

A gastronomia é um tema bem amplo e vai muito além da cozinha ou do prato que é servido à mesa. Tal universo tem exercido nos últimos tempos um enorme fascínio sobre os brasileiros, seja pelas oportunidades de trabalho ou pela crescente e diversificada onda de empreendedorismo no ramo.

Segundo o Jornal da Globo (Rede Globo de Televisão, abril de 2012), apoiado em dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no ano de 2011 a gastronomia brasileira movimentou R$ 180 milhões em todo o país, apresentando um crescimento expressivo de 80% em meia década. No ano de 2012, empregando cerca de seis milhões de pessoas, o segmento chegou a empregar mais que a construção civil.

Dados consolidados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), confirmam a crescente performance do seguimento, tendo um faturamento R$ 484,7 bilhões no ano de 2013. O crescimento nominal em valor de produção do ano em questão chegou aos 12,24% e o setor como um todo gerou 41 mil novos postos de trabalho.

Tem se tornado comum encontrar cozinheiros/empreendedores que abandonaram o terno e gravata, as repartições públicas, os canteiros de obras ou as empresas familiares para cozinhar e disso tirar o seu sustento. É notório também o aumento da quantidade cursos profissionalizantes tanto na área operacional, quanto no setor de gestão de negócios gastronômicos, os quais buscam formar do auxiliar de cozinha ao empreendedor/gestor da empresa.

Fatores como o aumento do número de pessoas que moram sozinhas e se alimentam fora de casa, a estabilidade econômica do Brasil, a espírito empreendedor que o brasileiro possui, o crescimento da renda da população, a necessidade individual de experimentar o novo sem perder a praticidade, são alguns dos motivos que justificam a multiplicação das empresas brasileiras na área gastronômica.

Com o passar do tempo o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente em relação a sua alimentação, além de reter um número maior de referências do que considera bom ou ruim, e esses fatos têm feito com que as empresas que já atuam no ramo e principalmente as entrantes busquem estratégias de diferenciação, para oferecer serviços e produtos que satisfaçam e fidelizem os clientes.

Tais estratégias são de vital importância para que as empresas possam manter-se num mercado cada vez mais competitivo, e tem peso ainda maior para as empresas recém inseridas neste cenário, visto que elas ainda necessitam conquistar os seus clientes e retê-los. Independentemente do tipo de estratégia escolhido (de preço, de liderança em custo, de diferenciação, de segmentação), as empresas sempre têm o mesmo objetivo: conquistar o cliente e ter sucesso.

Na cidade de Aracaju, capital sergipana, a tendência não é diferente. Por se tratar da cidade com maior desenvolvimento econômico do estado (porém ainda apresentando lacunas quando se trata da diversificação em opções de serviços alimentícios), a mesma destaca-se pelas oportunidades de trabalho e empreendimentos na área gastronômica.

A dinâmica econômica do município justifica o número cada vez maior da oferta de cursos profissionalizantes por parte das instituições de ensino e capacitação presentes na cidade, assim como, o notório surgimento de novas empresas nos mais variados seguimentos da gastronomia, as quais objetivam proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada aos aracajuanos.

Diante do exposto, esse artigo justifica-se pelo fato do crescimento nítido do setor gastronômico, não só na capital sergipana mas também em todo o país, assim como, pelas poucas pesquisas feitas e divulgadas sobre a ótica aqui trabalhada. E também pela necessidade de conhecer quais são as estratégias utilizadas pelas empresas aracajuanas, seu processo de formação e como essas estratégias tem influenciado na dinâmica dos novos negócios gastronômico.

2 PROBLEMA

Diante do cenário apresentado, este artigo tem como problema principal de pesquisa: Quais são as estratégias de diferenciação adotadas pelas empresas recentemente inseridas no mercado gastronômico de Aracaju/SE?

3 OBJETIVO GERAL

Nesse contexto, o presente trabalho via analisar a atual situação do empreendedorismo gastronômico na capital sergipana e descrever quais são as principais estratégias de diferenciação que as novas empresas do setor adotam para se destacar e adquirir um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Além o objetivo geral já exposto, busca-se também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com