TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Concepções Dos Professores Sobre O Desenvolvimento De Novas Competências Para Ensinar

Casos: As Concepções Dos Professores Sobre O Desenvolvimento De Novas Competências Para Ensinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

“As Concepções dos Professores Sobre o Desenvolvimento de Novas Competências para Ensinar”

A realização deste texto foi baseada em uma pesquisa que teve como principal objetivo levar o aluno de graduação a ter um contato direto com o ambiente escolar, com a intenção e objetivando os mesmos a coletar, catalogar e cruzar as informações, com o intuito de adquirirmos respostas para as perguntas que foram traçadas, mediante os conceitos e abordagens da disciplina Projeto Integrador 1.

As indagações foram feitas para dois (2) professores que atuam do 6º ao 9º no Ensino Fundamental.Os questionamento foram feitos a partir de três perguntas:Na sua opinião que habilidades e conhecimento os professores devem ajudar a desenvolver em seus alunos? O que você entende por competências ? Para você que competências o professor deve ter para ensinar na atualidade?

Para que podessemos ter uma definição do que são competências procuramos fazer um link com o pesamento de Philippe Perrenoud, que nos sugere que competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação.Pode-se perceber que alguns professores tem como definição de competência uma visão mais tradicional.Ou seja, que o professor ainda é o sujeito central na dinâmica educacional, fazendo com que suas práticas não contemplem as competências sugeridas por Perrenoud.

Na fala dos professores percebe-se que eles tem uma grande preocupação em moldar o comportamento dos alunos:

Professore entrevistado:

- A leitura,a escrita, arte e o respeito para com o professor...

- Ter segurança,capacidade,habilidade e aptidão para determinar os diversas ações proposta...

- Domínio dos conteúdos, segurança, criatividade, etc.

-As competência não devem está ligadas apenas ao conteúdos( devem ter domínio de conteúdo) mas, devem está aptos para além, o professor deve enxergar as entre linhas de cada aluno, devem está atentos as necessidades, devem ser professores, amigo, psicólogo e até mesmo pai ou mãe.Ou seja, a relação professor e aluno tem que superar tal obstáculo e garanta uma interação de forma integral.

- Habilidades que eles possam levar para vida pessoal e social, onde acredito que além do conhecimento do conteúdo programático, o aluno precisa saber lidar com as pessoas, com o meio, com o mundo, devem desenvolver habilidades além de afeitivas, sociais e pessoais, como companheirismo, solidariedade entre outros.

Percebe-se, que diante das respostas dos professores, fica clara, que sua visão educacional é restrita ao um tipo de tradicionalismo enraizado em nosso sistema de ensino.Também, observamos que em nenhum momento os professores abordaram algum tipo de assunto sobre as novas tecnologias, ou citaram sua importância no desenvolvimento do aluno.

Desta forma,Perrenoud nos deixa claro e nos da um referêncial sobre as compêntecias:

Cada elemento de um referencial de competências pode, do mesmo modo, remeter a práticas antes seletivas e conservadoras ou a práticas democratizante e renovadoras. Para saber-se de que pedagogia e de que escola se fala, é necessário ir além das abstrações.(PERRENOUD,2000,p.5).

É observado que o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com