TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da escola e do professor como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Visando apresentar algumas ideias referente a visão que a sociedade tem referente a profissão docente, neste trabalho irei falar um pouco da importância da atuação dos professores como intelectuais transformadores na sociedade e também da sua importância para a formação do aluno como cidadão crítico e como um todo.

Grandes transformações vêm surgindo na sociedade em diferentes aspectos tanto na sua estrutura social quanto econômica social, estabelecendo assim novas relações passando a exigir da escola e do professor a formação de um novo aluno, por outro lado a sociedade não valoriza o professor como deveria ser valorizado, tanto na remuneração do seu ofício com no desenvolvimento do seu trabalho.

Dessa maneira o professor muitas vezes acaba ficando desmotivado na realização do seu trabalho, o que acaba impactando na aprendizagem do educando.

1 – A escolha por ser professor é muitas vezes cheia de significados: uma questão

familiar, por questões econômicas ou por “sempre quis ser professor”. Nesse

sentido, como a sociedade vê a figura do professor em nosso país?

Quando nos remetemos a profissão docente em nosso país infelizmente, não vemos a figura do professor de forma tão valorizada como deveria ser. Devido a todo um contexto histórico, onde o professor era aquele que só cuidava. O Professor não é visto como um transmissor de conhecimento ou mesmo o formador de um cidadão crítico perante a sociedade, mesmo sendo uma das profissões mais antigas e mais importantes pelo seu papel transformados na formação do cidadão.

No entanto, como esse profissional poderá contribuir para a melhoria de um país se a população do mesmo não o valoriza e às vezes nem o respeita? Exercer a profissão docente na maioria das vezes é um ato de coragem e determinação, independentemente se é em escolas públicas ou em privadas. Um dos Principais problemas é à remuneração, sempre muito abaixo do que realmente deveria ser. Há um grande índice de casos onde os alunos agridem os professores verbalmente e fisicamente. A triste verdade é que a sociedade em geral vê o professor como um ser inferior que deve acatar ordens.

Esses são só alguns problemas pelos professores e uma breve apresentação da visão que parte da população tem da profissão docente.

2) Como o professor pode trabalhar para a formação de uma escola que auxilie na

formação de um cidadão mais ético e político?

Para que o professore alcance o objetivo de formar cidadãos críticos, reflexivo e mais envolvidos politicamente na sociedade é necessário que o professor atue também de maneira crítica e reflexiva, pois um professor agraciado de capacidades intelectuais, capaz de instigar o pensamento crítico no aluno juntamente com ele construindo conhecimento e atuando com um agente transformador na vida do educando e também na sociedade. Isso pode ocorrer também na execução de projetos proporcione tais informações e interesse tanto dos alunos quanto da instituição.

Nesta perspectiva, a escola é concebida como um espaço onde os alunos possam exercer seu papel na construção da democracia social, desenvolvendo a criatividade, sensibilidade e a imaginação, que visa preparar o aluno para o processo produtivo, habilitando um trabalhador ativo e efetivo no exercício da cidadania (KUENZER, 2001, LIBÂNEO, 2003).

A formação cidadã do educando deve ser uma preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com