TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A percepção do professor sobre a importância Desenvolvimento psicomotor na primeira infância

Tese: A percepção do professor sobre a importância Desenvolvimento psicomotor na primeira infância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 9

Percepção do pedagogo sobre a importância do

desenvolvimento psicomotor na primeira infância

*Pedagoga Especialista em Psicomotricidade

*Professora Mestra da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto

da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

(Brasil) Gabriele Neis*

gabrieleneis@yahoo.com.br

Prof. Ms. Daniela Boccardi Goerl**

daniela.goerl@pucrs.br

Resumo

A primeira infância tem se destacado em diversas áreas cada vez mais quanto a sua relevância e ao que deve ser oportunizado nesta fase. No meio educacional, este período entre 0 e 6 anos também merece uma atenção especial, considerando que ela é um meio de socializar e dar oportunidades. Dessa forma, o referente artigo traz uma reflexão sobre a atuação do pedagogo em relação ao desenvolvimento psicomotor na primeira infância e o quanto este profissional pode contribuir para uma efetiva prática motora das crianças. Além de abordar sobre a formação do professor e seu comprometimento com a primeira infância, no intuito de oferecer vivências diferenciadas e significativas à mesma, contrastando duas realidades que emergem da escola pública e privada. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é verificar a percepção do pedagogo sobre a importância do desenvolvimento psicomotor na primeira infância. E como objetivos específicos relacionar o papel do pedagogo com a prática motora na primeira infância, abordar a proposta da escola para as crianças que compõem a primeira infância e se a mesma apresenta uma preocupação com o desenvolvimento motor nesta fase e refletir sobre o comprometimento e a atuação do pedagogo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritiva exploratória. Participaram da pesquisa cinco pedagogos provenientes de escolas infantis municipais e privadas do município de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi utilizado um questionário com perguntas referentes a ação pedagógica do pedagogo. A análise e discussão dos dados foram realizadas através das respostas obtidas no instrumento acima descrito onde fica clara a necessidade e intervenção do pedagogo quanto à oferta de vivências corporais às crianças. O professor é a base que sustenta estas práticas, portanto, cabe a ele incluí-las no seu planejamento e desenvolvê-las conforme sua realidade.

Unitermos: Pedagogo. Primeira Infância. Desenvolvimento psicomotor

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 140 - Enero de 2010

1 / 1

Introdução

A Primeira Infância, fase do desenvolvimento que compreende entre 0 e 6 anos de idade, tem sido cada vez mais discutida e abordada por especialistas de diferentes áreas como psicólogos, sociólogos, e entre outros que entraram num amplo consenso quanto ao desenvolvimento da primeira infância. Defendem essa fase, como primordial, na qual a criança construirá uma base que a beneficiará por toda a vida (UNESCO, 2007).

O desenvolvimento neste período depende das oportunidades que lhes forem oferecidas, aonde o indivíduo vai se constituindo como ser humano, portanto, é imprescindível valorizar todos os estímulos possíveis, inclusive o motor para que as crianças construam tais habilidades desde os primeiros meses de vida e que serão fundamentais para um crescimento saudável.

Essa visão é percebida quando Gallahue (2003) afirma que o “desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente”. O ato motor já se faz presente na criança desde o instante em que ela nasce e à medida que ela vai crescendo, vai desenvolvendo cada vez mais tais movimentos. Assim, devem-se oferecer atividades de estimulação para os bebês o mais cedo possível, preferencialmente desde o nascimento para que os mesmos cresçam conhecendo e explorando seu corpo, adquirindo controle sobre ele e interagindo com o mundo a sua volta. “As experiências de crianças em seus primeiros anos de vida lançam as fundações para a aprendizagem subseqüente” (UNESCO, 2007, p. 12).

As crianças têm sede de descobrir, explorar, conhecer e vivenciar o novo. O corpo está diretamente relacionado a estas vivências, onde é capaz de expressar sentimentos, emoções, experimentando sempre novas maneiras de utilizar o mesmo.

Neste sentido, o pedagogo tem um papel complementar no que diz respeito ao aspecto motor de seus alunos, pois ele deve e pode fazer um trabalho que vise à linguagem corporal, ou seja, o corpo como forma de movimento e expressão. No entanto, para que este trabalho seja significativo, o pedagogo precisa conhecer o seu grupo, estar ciente das necessidades de cada um para então elaborar um programa que contemple a todos de forma efetiva, prazerosa e envolvente. Gallahue & Ozmun (2003, p. 238) reforçam:

Os responsáveis pelas crianças devem compreender as características desenvolvimentistas dos pré-escolares, suas limitações e seus potenciais. Apenas assim poderemos estruturar experiências desenvolvimentistas que, de fato, possam refletir as necessidades e os interesses das crianças, respeitando o nível de habilidade delas.

Sabendo de tal relevância na vida da criança é que se faz o seguinte questionamento: Qual a percepção do pedagogo sobre a importância do desenvolvimento psicomotor na primeira infância?

O direcionamento para esta temática está relacionado à vivência diária da autora como pedagoga e nas dificuldades que muitas vezes surgem ao querer oferecer práticas relacionadas ao desenvolvimento motor das crianças. No dia a dia, surgem dúvidas sobre o que é possível fazer e se está de acordo com a idade e necessidade das mesmas.

Sabendo da importância do estímulo motor na primeira infância e da realidade que atinge a maioria das escolas, principalmente na rede infantil, busca-se conhecer mais sobre o corpo e suas possibilidades de ação. Como não é possível interferir no processo de todas as escolas, faz-se necessário um estudo reflexivo que aborde essa temática e que evidencie a necessidade do pedagogo auxiliar a criança em seu desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com