TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Contas Regionais: Brasil 2020

Por:   •  26/11/2023  •  Artigo  •  36.894 Palavras (148 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 148

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA: LINGUAGEM E SOCIEDADE

CARLA CRISTIANE DE OLIVEIRA MARSON

MOVIMENTO SAHAJA YOGA: MITOLOGIAS, MEMÓRIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA DEZEMBRO DE 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA: LINGUAGEM E SOCIEDADE

CARLA CRISTIANE DE OLIVEIRA MARSON

MOVIMENTO SAHAJA YOGA: MITOLOGIAS, MEMÓRIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, como requisito parcial e obrigatório para obtenção do título de Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade.

Área: Multidisciplinaridade da Memória.

Linha de Pesquisa: Memória, Discursos e Narrativas.

Orientadora: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA DEZEMBRO DE 2012

M326m

Marson, Carla Cristiane de Oliveira.

Movimento Sahaja Yoga: mitologias, memórias e mediações culturais. / Carla Cristiane de Oliveira Marson - Vitória da Conquista, 2012.

108 f.

Orientadora: Isnara Pereira Ivo.

Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - PPGMLS. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2012.

Referências: F. 101 - 108.

1. Religião – Índia - Mulheres. 2. Memórias. 3. Mediação cultural. 4. Sahaja Yoga. I. Ivo, Isnara Pereira. II. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós- Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. III. T.

CDD:291.17

Catalogação na fonte: Juliana Teixeira de Assunção – CRB 5/1890 UESB – Campus Vitória da Conquista - BA

Título em inglês: Sahaja Yoga Movement: mythology, memories and cultural mediation. Palavras-chaves em inglês: Religiões. Mulheres. Memória. Mediação Cultural.

Área de concentração: Multidisciplinaridade da Memória. Titulação: Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade.

Banca Examinadora: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo (presidente), Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva (titular), Prof. Dr. Arilson Silva de Oliveira (titular).

Data da Defesa: 10 de dezembro de 2012.

Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.

CARLA CRISTIANE DE OLIVEIRA MARSON

MOVIMENTO SAHAJA YOGA: MITOLOGIAS, MEMÓRIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, como requisito parcial e obrigatório para obtenção do título de Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade.

Vitória da Conquista, Bahia, 10 de dezembro de 2012.

BANCA EXAMINADORA

[pic 1][pic 2]

Profa.        Dra.        Isnara        Pereira        Ivo        (UESB) (Orientadora)

[pic 3][pic 4]

Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva (UESB)

[pic 5][pic 6]

Dedico este trabalho à minha mãe, Cândida Maria, e a todas as mães, que são o princípio e a razão de nossa existência.

AGRADECIMENTOS

Inúmeras pessoas contribuíram direta ou indiretamente durante o processo de elaboração dessa dissertação e, embora não seja possível mencionar a todas, tenho por todas elas enorme gratidão.

Agradeço em primeiro lugar, à minha orientadora, Profa. Dra Isnara Pereira Ivo, por ter confiado neste projeto e generosamente compartilhado seus conhecimentos.

À Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Memória: linguagem e sociedade, pela competência tanto em sala de aula quanto no trato das necessidades administrativas e acadêmicas dos alunos do programa.

À Profa Dra Edvania Gomes da Silva e ao Prof. Dr. Nilton Milanez, por sua participação na banca de qualificação. Suas sugestões foram de grande valia para a redação final desta dissertação.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, pela bolsa sem a qual não teria sido possível a dedicação exclusiva a esse trabalho.

Aos meus queridos colegas de Mestrado, em especial àqueles com quem compartilhei os mais ricos e felizes momentos vividos nos últimos anos: Elton, Joseane, Talita e Ruddy, em ordem alfabética.

A Jens, pela grande solicitude, ao cuidar tão bem das crianças em minha ausência, ajudar na formatação dos textos, discutir os temas da pesquisa e as traduções, estar sempre disponível para auxiliar no que fosse necessário, e por tudo que me ensinou em todos estes anos. Muito obrigada!

Ao meu amigo-irmão Carlos Públio, pelo apoio, encorajamento e incentivo neste e em todos os momentos de minha vida.

Às minhas queridas filhas, Nandini e Janaína, por aceitarem viver em um país que lhes era estranho, aprender um novo idioma e novos hábitos culturais, para que sua mãe pudesse realizar alguns sonhos. Meu eterno amor e agradecimento.

Aos professores do curso de História da Uesb, particularmente aos Profs. Rita de Cássia Mendes Pereira, Luis Otávio de Magalhães e Tânia Rocha Andrade Cunha. Muito do que aprendi em suas aulas está presente, explícita ou implicitamente, nesta dissertação.

Muitas questões surgiram no decorrer dessa pesquisa que não puderam ser respondidas devido ao limite de tempo e recorte temático. Lamentavelmente, as respostas que mais fizeram falta foram as que poderiam ter sido oferecidas pela fundadora do Sahaja Yoga, se seu falecimento em fevereiro de 2010, no início deste trabalho, não tivesse impossibilitado a entrevista que planejávamos fazer com ela. Esperamos, contudo, ter traduzido sua trajetória e pensamento de forma o mais próxima possível da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (244.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (735.5 Kb)  
Continuar por mais 147 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com