TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas Turísticas

Pesquisas Acadêmicas: As Empresas Turísticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  8.217 Palavras (33 Páginas)  •  3.434 Visualizações

Página 1 de 33

Curso Profissional de Técnico de Turismo

Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET) – 10.º Ano

Módulo n.º 1 – As empresas turísticas – Tipologia - 32 Tempos Letivos

Neste módulo, pretende-se que o aluno adquira conhecimentos acerca da organização e tipologia das empresas que operam na atividade turística. O objetivo é que o aluno se familiarize com os diferentes tipos de intervenção de cada uma, a sua tipologia, características e especificidades da atividade que desenvolvem, numa perspetiva de otimização do conceito subjacente às exigências de conhecimento profundo deste setor que um técnico de turismo, com o perfil que pretendemos construir, deve ter no final da conclusão desta formação técnica.

Objetivos de Aprendizagem

• Compreender a importância da segmentação do mercado turístico;

• Identificar as empresas turísticas e conhecer as suas áreas de intervenção específicas;

• Definir o âmbito e o enquadramento legal das mesmas;

• Analisar a transversalidade da atividade turística nas suas várias componentes;

• Reconhecer os sinais e as características que poderão tornar uma empresa de serviços, numa empresa de utilidade turística.

Âmbito dos Conteúdos

1. As empresas turísticas

1.1. Tipologia e classificação quanto ao segmento de mercado em que se enquadram

1.2. Tipologia dos serviços prestados

1.2.1. Operadores turísticos

1.2.2. Transportadoras Aéreas e Ferroviárias

1.2.3. Agências de Viagens

1.2.4. Unidades Hoteleiras e de alojamento turístico

1.2.5. Empresas de Organização e Gestão de Eventos

1.2.6. Empresas de Animação Turística e empresas de turismo ativo

1 – AS EMPRESAS TURÍSTICAS

A concorrência no mercado do lazer, recreio e viagens é muito forte e as empresas turísticas que pretendam ter sucesso nesta área devem focalizar a sua ação nas necessidades dos clientes, tendo sempre presente a prestação dos serviços de acordo com os mais elevados padrões de qualidade.

Para alguns o turismo é visto como uma ‘indústria’ que gera emprego e dinheiro, para outros o turismo traz a destruição do estilo de vida tradicional, estimula relações de exploração e a grande dependência de uma atividade instável e sazonal.

Na realidade nenhuma das duas perspetivas é uma vertente absoluta, pois a complexidade e a abrangência da área é tão grande que nem tudo pode ser positivo nem tudo pode ser negativo. As empresas turísticas não podem ter uma visão redutora das suas atividades.

De um ponto de vista mais positivo, entende-se o turismo como uma indústria de grandes benefícios, um agente de mudança económica e social que estimula o emprego e o investimento, modifica o uso da terra e a estrutura económica das regiões e dos países, contribuindo para a Balança de Pagamentos dos países recetores e para a economia em geral.

A conceptualização pessimista entende o turismo como um acelerador das desigualdades, que divide as comunidades e não as faz crescer de uma maneira sustentável, quer do ponto de vista social, quer ambiental, quer político ou económico.

A realidade mostra que a indústria do turismo é, atualmente, uma das atividades que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto da economia mundial.

As empresas turísticas, desde a década de 90 do século XX, têm vindo a conhecer um meio caracterizado por três fenómenos principais:

- O processo de globalização;

- O ambiente de incerteza;

- A importância crescente da competitividade para o sucesso e mesmo para a sobrevivência da empresa.

A indústria turística, tal como muitos outros serviços, têm as seguintes características:

Intangibilidade: os serviços são imateriais. Ao contrário dos produtos, não podem ser manuseados, vistos, sentidos, ouvidos ou cheirados antes da compra;

Inseparabilidade: os serviços são produzidos e consumidos em simultâneo;

Heterogeneidade: os serviços são muito variáveis. Dependem de quem os presta onde são prestados;

Perecibilidade: os serviços não podem ser armazenados.

Os serviços turísticos têm características específicas:

Custo elevado: o preço dos produtos turísticos é relativamente elevado. Ir de férias pode ser a compra mais importante e dispendiosa do ano;

Sazonalidade: picos de procura sobretudo no verão;

Interdependência: a indústria do turismo é composta por vários setores que dependem uns dos outros;

Impacto na sociedade: a indústria do turismo provoca impactos positivos e negativos, de ordem económica, sociocultural e ambiental significativos no destino, embora não deixe de afetar também as áreas emissoras;

Estão sujeitos a efeitos de choques externos: o turismo é muito afetado por acontecimentos dramáticos que estão fora do controlo dos seus gestores. Guerras, tempestades, ataques terroristas, poluição, acidentes, publicidade adversa têm um efeito rápido e negativo na evolução dos negócios.

A atividade turística necessita da atuação do setor privado quando se pensa na implantação de empreendimentos turísticos, restaurantes, agências de viagens ou operadores turísticos, empresas de turismo ativo ou organizadoras de eventos.

Entretanto, existem também outros atores muito importantes. Os detentores da cultura local, ou seja, a comunidade que é um parceiro central, pois é este que conviverá com o fluxo turístico e seus impactos.

Outros potenciais intervenientes são as associações e organizações de cunho social e ambiental que poderão auxiliar nas discussões sobre as alternativas para a inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com