TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Didáticas

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.504 Palavras (15 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

Índice

1.Introdução        3

1.2.Objectivos        3

1.2.1.Objectivo geral        3

1.2.2.Objectivos específicos        3

1.3.Metodologia da pesquisa        3

2.Funções didáticas        4

2.1.Definição        4

3.Classificação das funções didáticas        5

3.1.Introdução e Motivação        5

3.2.Mediação e Assimilação        6

3.3.Domínio e Consolidação        7

3.4.Controle e Avaliação        9

4.Relação entre as diferentes funções didáticas        9

4.1.Relação introdução / motivação e mediação /assimilação        10

4.2.Relação introdução / motivação e domínio / consolidação        10

4.3.Relação introdução / motivação e controlo / avaliação        10

4.4.Relação mediação / assimilação e domínio / consolidação        11

4.5.Relação mediação / assimilação e controle / avaliação.        11

4.6.Relação domínio / consolidação e controlo / avaliação        11

4.7.Esquema de relação de funções didáticas        11

5.Conclusão        13

6.Referências bibliográficas        14

1.Introdução

As funções didáticas exercem um papel muito importante ao longo do processo de ensino e aprendizagem, por elas operam como um instrumento que faz com que professor esteja consciente das noções teóricas da sua área de formação, esboçando a sua área pratica a fim de transformar o aluno em um sujeito que responda as demandas contemporâneas. Desta forma é importante realçar que funções didáticas são orientações para o professor dirigir o processo completo de aprendizagem e de aquisição de diferentes qualidades e em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem deve constar uma sincronização de todas as actividades a ela atinentes, alocando-se um certo período de tempo para sua execução.

1.2.Objectivos

1.2.1.Objectivo geral

  • Compreender as relações existentes entre as funções didáticas.

1.2.2.Objectivos específicos

  • Identificar as funções didáticas e as suas relações,
  • Definir as funções didáticas e;
  • Descrever as funções didáticas.

1.3.Metodologia da pesquisa

A pesquisa tem como temática “Funções didáticas”, que surge no âmbito do programa de Licenciatura em Geografia na Universidade Save-Extensão da Maxixe na cadeira de Didática Geral. A sua realização consistiu na revisão bibliográfica. Estruturalmente, o trabalho está dividido em quatro partes:

Na primeira parte são apresentados a introdução, objectivos da pesquisa e a metodologia da pesquisa. Na segunda parte é apresentado o desenvolvimento do trabalho e na última parte são apresentadas as conclusões e as referências bibliográficas.

2.Funções didáticas

2.1.Definição

Segundo Piletti (2001), as funções didáticas são orientações para o professor dirigir o processo completo de aprendizagem e de aquisição de diferentes qualidades.

Para Libâneo (1994), funções didáticas são movimentos/passos do PEA (Processo de Ensino Aprendizagem) no decorrer de uma aula ou unidade didática.  

Em cada função didática ou passo da aula que reflecte as regularidades do processo de ensino aprendizagem, é proposto o tempo da sua duração, conteúdo, método dominante, conjuntos de meios e formas de ensino a utilizar inclusive as atividades concretas dos alunos (Piletti, 2001).

Segundo Piletti (2001), em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem deve constar uma sincronização de todas as atividades a ela atinentes, alocando-se um certo período de tempo para sua execução; a informação académica que deverá ser passada aos alunos, em função da metodologia de ensino primordial (incluindo as ações a serem desenvolvidas pelo aluno) e uma multiplicidade de elementos auxiliares e as estratégias que vão ser usados para propiciar o processo de ensino-aprendizagem.

As fases da aula ou funções didáticas devem ser seguidas de forma sequenciada. Apesar disso, não existe uma separação rígida ou estanque em cada passo da aula ou função didática, havendo uma relação de dependência entre as mesmas, isto porque quando uma ocorre, essa será a principal e a outra será a secundária. Contudo, é possível que, num passo da aula ou função didática, coocorram outras cujo objetivo é garantir que os alunos obtenham sucesso nas aprendizagens a que são desafiados (Libâneo, 1994).

As funções didáticas estão inter-relacionadas e, como se referiu, ocorrem de forma sequencial, possibilitando que, de forma hierárquica, uma seja superior a outra (s) no decurso do processo de ensino-aprendizagem. Em condições normais, com o fim da aplicação de uma função didática abre-se uma porta de entrada para o funcionamento de outra. Torna-se expectável que, tendo sido aplicada uma função didática com sucesso, as que se lhe seguem tenderão a capitalizar esse sucesso na aprendizagem, criando-se assim uma sequência de aprendizagens em cadeia, resultante da adição dos sucessos de aprendizagem na aplicação de todas as funções de aprendizagem que, como se mencionou, interagem entre si aquando da sua aplicação na sala de aula (Libâneo, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com