TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento

Monografias: Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve a sociedade civil e o governo para a participação do desenvolvimento sustentável. Visto que esse instrumento contribui para o desenvolvimento sustentável e é participativo, para acelerar o processo não basta seguirmos somente planejamento do governo, quando se e possível fazermos a nossa parte, criando a nossa Agenda 21 Pessoal a qual é uma adaptação da Agenda 21 à escala pessoal e individual em busca de uma vida sustentável. Portanto é um desafio a nós mesmo, dependendo somente de nossas atitudes, em que todos ganham mas o principal beneficiário somos nós, custando pouco e recebendo muito.

Desenvolvimento:

Conscientizar e Educar Ambientalmente: meus parentes, amigos, visinhos e todos ao meu redor.Economizar energia elétrica e água: diminuindo o tempo de banho, reutilizar a água da máquina de lavar roupas para lavar tapetes, quintais e calçadas, passar roupas de uma vez, não deixar a televisão ligada sem precisão, utilizar a geladeirasempre no limite necessário, instalar uma cisterna para captação de água da chuva para regar jardim.

Gerar menos lixo: fazendo coleta seletiva, separar o lixo e descartá-los de forma correta, reciclar e reutilizar materiais criando objetos de decoração, utilidades e brinquedos, fazer uma horta orgânica utilizando compoteiras para lixo orgânico, usando como adubo, reutilizando o óleo comestível utilizado para frituras para fazer sabão.

Novos transportes: utilizar bicicletas como meio de transportes, usar com mais freqüência transportes publico ou fazer rodízio entre carros de amigos e parentes quando vão ao mesmo lugar.

Implementar políticas para o desenvolvimento sustentável de âmbito nacional num país de grandes dimensões geográficas, com vasta diversidade biológica, socioeconômica e cultural, não é uma tarefa simples e, sem dúvida, requer não apenas compromisso, mas, sobretudo, uma mudança cultural quepermita a grupos e pessoas verem o mundo além de seus problemas imediatos para criarem sonhos comuns.

Nesse contexto, são inúmeros os desafios da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente. Sabemos que alcançar um novo padrão de desenvolvimento que contemple as diferentes dimensões da sustentabilidade implica, sobretudo, em vontade política, capacidade de mobilização social, mudança de atitudes e, principalmente, mediação de conflitos de interesses a secretaria de Desenvolvimento Sustentável em comum acordo com a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira (CPDS), definiu como prioridade incentivar e apoiar a construção de Agendas 21 Locais, como estratégia de elevar o padrão de sustentabilidade socioambiental às gestões municipais.

A Agenda 21 Local é excelente instrumento para o planejamento participativo que expressa a visão da sociedade, que procura enxergar além daquilo que nossos olhos permitem, para deixar às futuras gerações possibilidades de conviver em um mundo equilibrado, saudável e com justiça social. Para tal é de extrema importância a participação efetiva de todos os atores sociais, para que cada um reconheça na Agenda sua visão de futuro, e que entenda que cada desafio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com