TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Econômica da China

Por:   •  9/9/2017  •  Seminário  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Econômica da China

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo, embora tenha apresentado uma desaceleração nos últimos anos. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 7,5%,uma das maiores do planeta. O PIB da China atingiu US$ 10,46 trilhões em 2016, fazendo deste país a segunda maior economia do mundo. Estes dados apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

Dados e características da economia chinesa

Maior produtor de alimentos do mundo;

Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;

Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnico;

Investimento em infraestrutura e na área de mineração;

Controle governamental dos salários e regras trabalhistas diferentes. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra, fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo.

Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo;

Incentivos governamentais e investimento na produção de tecnologia;

Participação no bloco econômico APEC, junto com Japão,Austrália,Rússia,EUA,Canadá,Chile, e outros países. Visa promover o livre comércio e a cooperação econômica em toda a região da Ásia-Pacífico.

Problemas

Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. O país vem apresentado uma leve desaceleração econômica nos últimos semestres. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo absurdo, podendo transformar este país, nas próximas décadas na maior economia do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com