TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ATIVIDADE MINERÁRIA

Por:   •  1/4/2015  •  Abstract  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 7

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA ATIVIDADE MINERÁRIA

        

Listas de figuras

FIGURA 1 - MAIOR MINA DE DIAMANTE DA RÚSSIA ...........................................................4

FIGURA 2 - SOLO E ÁGUA CONTAMINADOS .........................................................................5

FIGURA 3 - IMPACTO POR GASES .........................................................................................6

FIGURA 4 - BARRAGEM DE REJEITOS ....................................................................................7

FIGURA 5 - PEDREIRA EXPLODINDO ......................................................................................8

FIGURA 6 – PRINCIPAIS PROVÍNCIAS MINERAIS DO BRASIL ....................................................9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM        3

3 CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS        4

4 POEIRA E GASES        5

5 REJEITO E ESTÉRIL        6

6 RUÍDOS E VIBRAÇÃO        7

7 IMPACTOS SOCIAIS        8

8 OUTRA HISTÓRIA DE IMPACTOS AMBIENTAIS        8

9 PRINCIPAIS PROVÍNCIAS MINERAIS DO BRASIL        9

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


I - INTRODUÇÃO

CONSEQUÊNCIAS DA MINERAÇÃO NO MEIO AMBIENTE

        “Em geral, a mineração provoca um conjunto de efeitos não desejados que podem ser denominados de externalidades. Algumas dessas externalidades são: alterações ambientais, conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos, geração de áreas degradadas e transtornos ao tráfego urbano. Estas externalidades geram conflitos com a comunidade, que normalmente têm origem quando da implantação do empreendimento, pois o empreendedor não se informa sobre as expectativas, anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades da empresa de mineração. (BITAR, 1997).”

A ação das indústrias mineradoras é muito importante para a sociedade, mas assim como há os lados bons, existem os ruins, e é sobre eles que falaremos a seguir.

II – DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM

        A degradação do meio ambiente traz vários problemas, dentre eles, a poluição visual, que não apenas demonstra um cenário dito “feio”, como também muda sua estrutura. Um exemplo: serras desaparecem pelo fato da extração de minérios, ou seja, descaracterização de relevos locais. Os próprios garimpos, que são formas de extração mineral, tiveram influências nos impactos ambientais como queimadas, desmatamentos, alteração nos processos qualitativos e no regime hidrológico dos recursos d’água, queima de mercúrio metálico ao ar livre, desencadeamento dos processos erosivos, e assim por diante.

        Além disso, podem-se citar os impactos sobre a fauna e a flora. A fauna é modificada, já que a extração exige cavas e abertura de áreas que antes funcionavam como habitats para animais. Da mesma forma que desmata partes da flora e pode até causar algum tipo de desequilíbrio ambiental no local. Este desmatamento desfavorece o solo e os rios, podendo até mesmo causar assoreamento de cursos d’água.

        Os impactos sobre o solo são tão visíveis quanto as anteriores, causando o empobrecimento do mesmo, já que há o desmatamento das plantas, e assim causa erosões e deixa terrenos inférteis podendo também acabar com lençóis freáticos. Estas partes citadas fazem com que se desvalorizem muitos terrenos na vizinhança das mineradoras, que é outro ponto ruim deste tipo de degradação ambiental.


        Para resolver os problemas da degradação da paisagem, existem leis que exigem das mineradoras a restauração dos locais de exploração, com reflorestamento, “tampar” os locais de cavas, dentre outros.

EXEMPLO DE DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM:

[pic 1]

FIGURA 1 – MAIOR MINA DE DIAMANTE DA RÚSSIA

III – CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS

        A contaminação das águas pode ocorrer por causa de lama, que ocorre muito nos processos de mineração. Outro motivo é por compostos tóxicos solúveis como cianetos usados no tratamento do minério, que podem acabar contaminando os lençóis freáticos chegando até rios, que são fontes de água de muitas pessoas e até animais.

Os garimpos também contribuíram com impactos ambientais nas águas, com a utilização do mercúrio metálico para encontrar ouro em rios e lagos. Desta forma, a mortalidade de peixes e outros animais aquáticos é bem intensa.

        O controle no caso de lama é tecnicamente simples, mas pode requerer investimentos consideráveis. As minerações de ferro, de calcário, de granito de areia e argila, da bauxita, de manganês, de cassiterita, de diamante e várias outras, provocam em geral poluição das águas apenas por lama.

        Outro fator que a contaminação das águas prejudica, além do social, leva em conta a fauna e flora subaquáticas. O desmatamento da flora subaquática pode causar o assoreamento dos rios, além de desoxigenar as águas, causando também a morte de seres vivos aquáticos. A morte ou contaminação de um rio ou lago pode ser muito prejudicial às populações que vivem em torno desta fonte de água.

EXEMPLO DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS:

FIGURA 2 - SOLO E ÁGUA CONTAMINADOS POR METAIS PESADOS EM CONSEQUÊNCIA DA MINERAÇÃO DE URÂNIO EM POÇOS DE CALDAS.
[pic 2]

IV – POEIRA E GASES

        A poeira também é um grave problema, podendo ter origem tanto na perfuração de rochas como nas etapas de beneficiamento e de transporte da produção. Esta poeira pode causar doenças pulmonares graves.

        A poluição por gases a partir da mineração é pouco significativa, e em geral se restringe à emissão dos motores das máquinas e veículos usados na lavra e beneficiamento do minério.

EXEMPLO DE IMPACTO POR POEIRA E GASES:

[pic 3]

FIGURA 3 - IMPACTO POR GASES PELA SIDERÚRGICA TKCSA NA REGIÃO DE SANTA CRUZ. ESTES GASES ESTÃO PROVOCANDO DOENÇAS GRAVES COMO DISFUNÇÃO RENAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com