TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autor e geógrafo Milton Santos

Relatório de pesquisa: Autor e geógrafo Milton Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2015.1

Disciplina: GEOGRAFIA I

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Aluno (a): Matr.:

Polo:

1- O autor e geógrafo Milton Santos, citado na apostila do CEDERJ, afirmou que o espaço será organizado em 3 (três) momentos distintos de acordo com o desenvolvimento das técnicas. Como ele definiu esses momentos? Cite-os e explique cada um deles. (2,0)

1) Meio natural- A ideia de uma natureza pura ou na pior das hipóteses pouco modificada pela ação do homem. Um estágio ainda primitivo do desenvolvimento das técnicas, o que permite ao homem níveis limitados e intervenção e modificação das características naturais do meio

2) Meio técnico- A característica principal do meio técnico é a convivência do natural com o artificial na conformação do espaço. As técnicas estão em um estágio autônomo em relação à natureza. Vai se dando de forma mais clara com a revolução industrial.

3) Meio técnico-científico-informacional- A base da produção do espaço hoje é essencialmente a interação entre ciência, técnica e informação.”O meio geográfico tende a ser universal.“ Com a globalização, um único ponto do globo pode ser capaz de comandar diversas ações, influenciando a vida local. A interação entre ciência e técnica tem possibilitado também um processo de artificialização da natureza.

2- LACOSTE fala da “Geografia do Estado” X “Geografia do Professor”. Fazendo uma crítica à Geografia tradicional, iniciou a defesa de uma Geografia mais crítica, que acabou evoluindo e sendo um expoente da renovação da Geografia. Comente as ideias de LACOSTE e sua importância para as mudanças na concepção das Ciências Geográficas. (2,0).

LACOSTE “ acreditava haver duas geografias distintas, a Geografia do Estado e a Geografia dos professores. Para ele o estado bem como as grandes empresas, gozam de uma posição privilegiada, pois detêm um conhecimento mais amplo do espaço, ao contrário do cidadão comum, que em geral tem uma visão de geografia circunscrita a sua realidade cotidiana”. Para LACOSTE a escola tem um papel importante no que se refere a transmissão de informação. O cidadão comum tem na escola a oportunidade de melhor conhecer o espaço, e a geografia deve cumprir esse papel. Trata-se de transformar a Geografia em um instrumento de mudança social, denunciando a partir dela as desigualdades socioespaciais. Daí sua importância.

3- Faça um paralelo diferenciando as características da Geografia tradicional e da Geografia crítica. (2,0)

Geografia tradicional- visão ultrapassada e limitada, visando decorebas de lugares e suas características, que limitou-se a munir o estado de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com