TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEDITO BENTES – CRESCIMENTO MOTIVADO PELO PODER E OCUPAÇÃO DESORNDENADA (AGENTES PRODUTORES DO ESPAÇO URBANO)

Por:   •  19/7/2022  •  Artigo  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

BENEDITO BENTES – CRESCIMENTO MOTIVADO PELO PODER E OCUPAÇÃO DESORNDENADA (AGENTES PRODUTORES DO ESPAÇO URBANO)

Leandro Luiz Da Silva

Graduando em Licenciatura em Geografia pela UFAL

(Universidade Federal de Alagoas)

Márcio Henrique Tavares Dos Santos

Graduando em Licenciatura em Geografia pela UFAL

(Universidade Federal de Alagoas)

Josivaldo Dos Santos Cassiano

Graduando em Bacharelado em Geografia pela UFAL

(Universidade Federal de Alagoas)

Jamerson Lopes Dos Santos

Graduando em Licenciatura em Geografia pela UFAL

(Universidade Federal de Alagoas)

Prof.ª Drª Cirlene Jeane Santos e Santos

Docente pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas) no

IGDEMA - Instituo de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Resumo: O trabalho apresentado demonstra um conjunto de informações relacionados ao tema em estudo, com enfoque na pesquisa de campo sobre as transformações urbanas do bairro Benedito Bentes com destaque ao seu crescimento urbano motivado pelo poder público e pela ocupação desordenado ao longo dos anos. O trabalho está baseado em conceitos do autor e geografo do IBGE Roberto Lobato Corrêa, que se relacionam com as observações comprovadas pelo estudo e pesquisa sobre o Bairro Benedito Bentes.

Palavras-chave: Benedito Bentes; Transformações; Crescimento Urbano; Paisagem.

Abstract: The present work demonstrates a set of information related to the subject under study, with focus on the field research on the urban transformations of the Benedito Bentes neighborhood, highlighting its urban growth motivated by the public power and the disordered occupation over the years. The work is based on the concepts of the IBGE author and geographer Roberto Lobato Corrêa, which are related to the observations verified by the study and research on the Benedito Bentes neighborhood.

Keywords: Benedito Bentes; Transformations; Urban Growth; Landscape.

Introdução

Neste entendimento do tema em estudo que aborda o crescimento urbano motivado pelo poder político e ocupação desordenada do bairro Benedito Bentes, como também de outra questão importante neste contexto como a história de sua origem e o desenvolvimento urbano ao logo dos anos e sua expansão desordenada.

É um estudo que informa as características de ocupação do bairro, e os agentes promotores de sua expansão urbana, mostrando que o bairro foi idealizado pelo governo para atender a uma parcela da população de baixa renda da cidade de Maceió. Em meados da década de 1980 e que veio a se tornar o maior bairro da capital, fomentado pela ocupação desordenada e pelo poder público (agentes produtores do espaço urbano) o processo de estudo aplicado nesse trabalho foi realizado de forma descritiva visando um enfoque reflexivo sobre o tema diante da perspectiva abordagem desta temática, realizamos procedimentos baseados nos métodos contidos na obra do geografo Roberto Lobato Côrrea.

A obra sobre a qual o trabalho foi guiado trata-se de o espaço urbano onde seus conceitos puderam ser associados aos fatores observados pelo estudo e pesquisa sobre o bairro Benedito Bentes nos aspectos do crescimento urbano. Utilizou-se também outras fontes para elaboração deste trabalho como fatos adquiridos nas pesquisadas de campo, associação de moradores do bairro Benedito Bentes, dados quantitativos do IBGE (censo 2010), onde estes dados e fatos corroboraram para o entendimento da dinâmica promovida no crescimento urbano do bairro Benedito Bentes.

SINTESE DA HISTÓRIA DO BAIRRO BENEDITO BENTES

Figura 01 - Parque Residencial Benedito Bentes.

[pic 1]

Fonte: Facebook (Fotos Antigas de Maceió).

O conjunto Habitacional Benedito Bentes foi construído em 1986, quando o governador de Alagoas era Divaldo Suruagy e o prefeito Djalma Falcão. Aos poucos, vários outros conjuntos e loteamentos se estabeleceram no seu entorno transformando a área no maior e mais populoso bairro da capital.

Figura 02 - Primeiras casas do conjunto Residencial Benedito Bentes em 1986.

[pic 2]

Fonte: Facebook (Fotos Antigas de Maceió).

Quando foi construído, em 1986 o Conjunto Residencial Benedito Bentes era considerado um "fim de mundo". Só morava lá quem não tinha condições de pagar um aluguel ou comprar uma casa na cidade. Aos poucos, os moradores foram se adaptando à distância, ganharam novas linhas de ônibus e o comércio começou a crescer.

O nome Benedito Bentes foi dado em homenagem ao industrial Benedito Geraldo do Vale Bentes nasceu no dia 29 de abril de 1918 em Manaus-AM. Faleceu em agosto de 1974 em Maceió.

Benedito Bentes, mesmo sendo bacharel em Direito e aprovado em concurso para o Ministério do Trabalho, área do serviço público que destacou Muniz Falcão para a política, optou pelo comércio, setor que o projetou na sociedade alagoana. Seu primeiro grande investimento foi em sociedade com Flávio Luz. A firma Bentes Luz representava os veículos Ford em Alagoas. Em pouco tempo era um dos principais líderes do comércio local, o que o levou à presidência da Federação do Comércio e do SESC/SENAC em Alagoas. Por muitos anos também participou a direção da Confederação Nacional do Comércio. Nas eleições para o governo do Estado de Alagoas em 3 de outubro de 1960, o vencedor foi Luiz Cavalcanti, que ao assumir o governo, no mês seguinte, convidou Benedito Bentes para assumir a presidência da Companhia de Eletricidade de Alagoas, empresa criada em 1960. A partir de 1983, a Ceal passou a ser sigla da Companhia Energética de Alagoas.

Figura 03 - Benedito Geraldo do Vale Bentes.

[pic 3]

Fonte: Prefeitura Comunitária Benedito Bentes.

DESENVOLVIMENTO URBANO DO BAIRRO BENEDITO BENTES

De acordo com as pesquisas realizadas em campo feita pela equipe do artigo e em material cientifico obtido através da internet podemos observar uma considerável expansão domiciliar do  bairro caracterizada pela construção de diversos empreendimentos de iniciativas público privada como: casas e apartamentos financiados pelo programa habitacional do governo federal minha casa minha vida conjuntos habitacionais criados pela administração pública, como também da invasão de áreas verdes nas redondezas do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (405.5 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com