TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGEOGRAFIA - Escala e Conceitos de Bioma Paisagem Ecossistemas

Por:   •  14/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

UFF –Universidade Federal Fluminense

Professor Cláudio Belmonte

Biogeografia

Escalas e Conceitos de Bioma, Paisagem, Ecossistemas e Geossistemas em uma perspectiva Biogeográfica integrada.

Matheus Tenório

* Introdução

Aplicação correta dos conceitos de Bioma, Paisagem, Ecossistemas e Geossistemas, muito difundidos nas áreas da Ecologia e da Geografia, necessitam de uma clareza em fundamentos chaves de relações, e a escala abordada.

As inúmeras variantes das diferentes relações entre os elementos, alicerces de cada um destes conceitos, são condicionadas por outros elementos e ao mesmo tempo condicionam-os.

As relações, redes de troca de energia, variam, em grau e importância, dependendo da escala abordada. Pelo fato que as diferentes formas de clima, topografia, solo, interações abióticas e bióticas, incluindo o Homem neste ultimo, geram interações diversificadas e não premeditadas devido a um diverso numero de variáveis e variantes interconectadas.

Fato este que corroboram a máxima Aristotélica "o Todo é maior que a simples soma de suas Partes", e de outras correntes de pensamento como o Hermetismo e o Gestautismo.

Por conta das escalas e relações, que se absorvem e se modificam, conceitos de certa forma auto-condicionantes nesta abordagem. Torna-se necessário um certo grau hierárquico entre os conceitos de Bioma, Paisagem, Ecossistemas e Geossistemas. Oque me proponho a desenvolver ao longo do texto.

* Ecossistema

O Ecossistema considera a somados diferentes fatores bióticos e abióticos e suas relações. Esta relação entre os seres vivos (bióticos), que atuam e sofrem interações, com o meio (abióticos) possuem um fluxo energético e interdependência dinâmica.

Esta preocupação com o fluxo energético, seus niveis e ciclo, levam o conceito a se aprofundar nas características verticais das relações. Um conceito fortemente norteado pela Ecologia.

Tudo isto em uma área, de escala bastante flexível, dependente do objeto estudado, do sistema proposto. Podendo variar de uma poça d'água até vastas extensões. Sendo assim todo ecossistema possui suas particularidades relativas seus determinados atributos.

* Bioma

O Bioma é uma unidade de espaço, podendo variar de uma pequena área a milhares de quilômetros, caracterizado pelo clima, a fitofisionomia, o solo e altitude especifica.

O clima,fator determinante para todas as espécies, possui forte importância neste conceito, Walter & Lieth(1960) desenvolvem o conceito de Zonobiomas. Diferentes zonas climáticas, com macroclimas diferentes, delimitadas pelos paralelos do globo terrestre.

Como os macroclimas são de importância impar para a vegetação eles são responsáveis, em boa parte, pelas características fitofisionômicas de cada bioma.

Pois como diz Allen (1988) " Biomas não são concebidos como sendo compostos por espécies...[...] Biomas são identificados pela forma de vida dominante... E como as formas de vida são tão distintas, biomas são reconhecidos por sua aparência a primeira vista."

Com estes grupos de partida definidos, sem deixar de lado as características do solo e de altitude especifica, pois como já falei em uma troca energética em rede deste grau os elementos constituintes da totalidade são tanto condicionados quanto condicionantes. Podemos então concluir sobre os biomas que: ao serem delimitados pelos macroclimas e os macroclimas delimitados por paralelos, um mesmo bioma pode ocorrer em diferentes partes do globo.

Este ainda assim condicionado a algumas características de cada local, respeitando as diferenças de domínio e espécies em cada zona gerando determinadas particularidades próprias. Um exemplo seria as diferenciações entre a Savana Africana e a Savana Brasileiro, aqui chamado de Cerrado.

Por este motivo a concepção dos diferentes biomas torna-se em certo ponto um ideal, um instrumento mental muito útil para facilitar a identificação mental, o raciocínio.

Pois é preciso ressaltar que um mesmo bioma em diferentes continentes possuem particularidades únicas, como espécies dominantes e relações estabelecidas, relativas as diversas variantes inseridas.

*

* Paisagem

A paisagem constitui-se como um mosaico espacial, dependente da escala do observador, composto por itens abióticos, bióticos e antrópicos. Porem a paisagem busca estudar as relações dos fatores de uma maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com