TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto Biogeografia e Paisagem

Por:   •  8/7/2022  •  Resenha  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – IFCH

FACULDADE DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA

VALDOMIRO DOS SANTOS SANTOS

RESENHA DO TEXTO BIOGEOGRAFIA E PAISAGEM

BELÉM/PA

2022

VALDOMIRO DOS SANTOS SANTOS

RESENHA DO TEXTO BIOGEOGRAFIA E PAISAGEM

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da nota de na disciplina de Biogeografia, na faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará.

Prof.ª Márcia Pimentel

BELÉM/PA

2022

SANTOS, André Luiz da Silva. Biogeografia e paisagem. Geonordeste, São Cristóvão, v.1, n. 1, p. 77 – 87, 2005.

Resenhista: Valdomiro dos Santos Santos

André Luiz da Silva Santos, autor do artigo Biogeografia e paisagem, é bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), Mestre (2003) e Doutor (2008) em Geografia, Regionalização e Análise Regional, pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Fitogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fitofisionomia/solos, interação pessoas/plantas e fragmentação florestal/degradação ambiental.

O autor delineia sua argumentação com sustentáculo principal na teoria dos Geossistemas. A teoria do Geossistêmica entende a paisagem como um “todo”, o qual deve ser conhecido e apreendido integralmente dentro de seus componentes. O autor induz sobre a necessidade de entender a interrelação entre os fatores geomorfológico, geológicos, climáticos, hidrológicos, entre outros, para entendimento profundo da configuração e diferenciação dos espécimes e das paisagens terrestre. Alinha-se a autores como Viktor Sochava da escola russa e Georges Bertrand da escola francesa.

Neste texto, que é parte da tese de doutorado de André Luiz da Silva Santos, este traz uma análise sobre a relação da biogeografia com o estudo profundo das paisagens naturais. A biogeografia segundo o autor é uma área importante para entender a distribuição dos espécimes vegetais e animais do planeta por permitir uma análise integrada e espacial dos fenômenos em questão. O autor ampara-se na teoria dos sistemas para afirmar que a compreensão das paisagens e sua diferenciação deve ser feita a luz do estudo integrado dos fatores bióticos e abióticos que a paisagem.

Na introdução da obra o autor começa por indicar qual a necessidade que levou ao surgimento da biogeografia, qual seja: entender a distribuição das plantas e animais na superfície terrestre. Ampare-se em Elhai e Kuhlmann para argumentar que a compreensão da distribuição animal e vegetal no planeta necessita ser integrada ao conhecimento do meio físico, abiótico e da ação humana. Uma visão sistêmica que integre geologia, geomorfologia, climatologia, solos e hidrografia são, para o autor, imprescindíveis para compreensão dessa questão.

No tópico intitulado individualização da paisagem e regionalização, Santos começa afirmando que a individualização, organização racional de parâmetros, que na geografia se faz através da regionalização é fundamento para o desenvolvimento. Conduz dizendo que a própria região natural esta flexionada a conotação humana. Apoiado em Guimarães (1941) propõem que a região natural esteja condicionada aos princípios de extensão (onde e até onde) e de conexão (correlação entre os fatores geográficos que determinam a região natural). Alerta para regionalizações deficitárias feitas no passado com base em critérios bióticos ou abióticos tomados em separados. Conclui alegando que a globalização continua por produzir regionalizações que precisam ser entendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com