TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camadas Da Terra

Ensaios: Camadas Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

DOMINIO MORFOCLIMÁTICO DOS MARES E MORROS

Este é o domínio localizado na região leste do Brasil , onde se encontra a Floresta Atlântica . Ocupa uma grande extensão territorial , partindo do sul do Brasil até a Paraíba . A área desse domínio é de, aproximadamente, 1.000.000 km², abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

A vegetação predominante é a Mata Atlântica com árvores de médio e grande porte formando uma floresta densa . É a segunda maior floresta brasileira em extenção e alguns povos indígenas ainda ocupam essa região . Tem uma riquíssima biodiversidade com presença de diversas espécies de animais e vegetais e é uma das mais importantes florestas tropicais do mundo. Infelizmente encontra-se em processo de extinção devido ao desmatamento ilegal e a ocupação humana além da poluição ambiental. Junto com ela muitos animais e plantas também correm o risco de extinção.

Sua formação é caracterizada por um relevo montanhoso e com elevado índice pluviométrico constituídos de forma residual e que são expostos a um intenso processo erosivo. Neste domínio podemos perceber a influência de três tipos de clima : o Clima Tropical , Subtropical e Tropical de Altitude , sendo uma região muito influenciada pela Massa Tropical Atlântica (mTa). Devido à sua vasta extensão , que vai de norte a sul do País , seu solo é formado por latossolos e podzólicos, e sua textura é variável, encontrando-se áreas compostas por solos arenosos e outras com predominância de solos argilosos.

O regime pluviométrico é abundante, chegando a 1.800mm por ano, e a combinação de fatores como o clima e o relevo resulta na vegetação original de Mata Atlântica. Devido a grande quantidade de chuva neste sistema ocorre a grande abundancia de nascentes e grandes rios ,como o rio São Francisco , que acabam sendo responsáveis pelo abastecimento de água das cidades que se localizam no entorno deste sistema.

Nos dias atuais restam poucas porções deste Domínio e essas poucas áreas são transformadas em unidades de conservação . O que ocorre é que devido ao grande desenvolvimento dessa região aconteceu um intenso desmatamento da Mata Atlântica. Nas partes desmatadas para agricultura ocorreu um grande desgaste do solo e um grande processo erosivo o que comprometeu as nascentes de rios e ,consequentemente, os recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com