TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Categorias geografia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Reflita e exemplifique o que deve constituir um estudo regional, ou seja, quais os elementos que devem ser abordados para dar início e consistência à esse tipo de identificação científica.

A regionalização de uma determinada área, ou seja, o princípio da criação de uma região, considera características próprias e singularidades de um território já ocupado que tanto condiciona como é condicionado por um modo de vida. Sendo assim, a região minimamente indica uniformidade de determinados aspectos.

Entretanto, o conceito de região assim como o seu estudo, possui certa complexidade, considerando que esse pode ser definido de inúmeras maneiras, inclusive por característica internas. Dessa forma, no estudo regional têm-se a paisagem como orientadora do processo divisão regional, levando em conta os recursos disponíveis tendo o estado como instrumental. Deve-se considerar também, que a paisagem assim como as sociedades estão em processos constantes de modificação, o que leva sempre a necessidade de uma nova divisão e conceito, já que o antigo não representa mais a realidade.

Na maioria dos casos, a divisão regional surge da necessidade de gestão pública para a economia política, já que esta facilita ou deveria facilitar a distribuição de recursos públicos de forma a tornar a ordenação do território mais eficiente, de acordo com propósitos e interesses.

Pode-se dar como exemplo as regiões metropolitanas do Brasil, as quais surgiram da necessidade de gerir problemas como de abastecimento, infra-estrutura, saúde entre outros problemas que já ultrapassavam os limites do município assim como a capacidade que política municipal possuía para controlar e resolver esses problemas.

Em suma, no estudo regional deve-se considerar além dos aspetos paisagísticos o fluxo de pessoas, mercadorias, critérios internacionais entre outros aspectos, à fim de identificar características homogêneas entre territórios ou até mesmo dentro do mesmo, de ordem econômica, social e física, levando sempre em conta que assim a sociedade como a paisagem estão sempre passando por transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com