TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Equatorial Umido

Monografias: Clima Equatorial Umido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  1.582 Visualizações

Página 1 de 2

CLIMA EQUATORIAL ÚMIDO

Aspectos climáticos

O clima equatorial é aquele que ocorre a baixas latitudes (ou seja, na região próxima a Linha do Equador) com a Amazônia, a Ásia e a África.

As principais características das regiões de clima equatorial são a alta temperatura e umidade durante o ano todo, esta última, resultado dos altos índices de evaporação provocados pela temperatura que fica em torno de 26°C o ano todo, com muito pouca variação.

A pluviosidade nas regiões de clima equatorial também é bastante alta (da ordem de 2.000 a 3.000 mm por ano) o que mantém a umidade relativa do ar em cerca de 90%. Devido à baixa amplitude térmica e ao nível constante de pluviosidade, não existe diferenciação de estações neste tipo de clima e nem um período seco (como no clima tropical, por exemplo).

O clima equatorial pertence à categoria dos climas quentes assim como os climas tropical úmido, tropical seco e desértico,

Em regiões que apresentam este tipo de clima podemos encontrar um tipo de vegetação bastante característico chamado de “Floresta Equatorial”, como a Floresta Amazônica situada na região norte da América do Sul.

O clima equatorial abrange uma área de cerca de 5° ao redor do Equador e pode chegar a até 25° de latitude em regiões atingidas pelos ventos alíseos (recorrentes), nas margens orientais dos continentes. São regiões de clima equatorial as bacias do Congo e do Amazonas, a Indonésia, as Filipinas, parte da América Central, Madagáscar, Malásia e no Sudeste Asiático.

Vegetação

Contém uma vegetação densa, mista, heterogenia, com uma diversidade muito grande de espécies, plantas medicinais, sempre muito verde, que crescem bastante e geralmente próximas umas das outras.

Solo

Solos geralmente muitos férteis são formados pelo intemperismo químico, no qual as chuvas que ocasionam a decomposição das rochas e as terras mais próximas dos rios, no qual a fertilidade é alimentada por elementos trazidos pelas águas.

Relevo

Geralmente muito plano, mas com poucas elevações, formado através de alguns fatores como chuvas, intemperismo, ventos, rios, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com