TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Conflitos Mundiais

Exames: Grandes Conflitos Mundiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Com o fim da II Guerra Mundial se iniciou outra, chamada Guerra Fria, que consistia na disputa de poder entra a União Soviética (com o sistema socialista) e os Estados Unidos (com o Capitalismo). O nome Guerra Fria foi utilizado por que nunca houve realmente uma guerra, onde um País enfrentou o outro diretamente, isso porque ambos estavam fortemente armados com armas nucleares o que se utilizassem um contra o outro , poderia significar o fim dos dois países o algo muito pior . . .

Com a Guerra Fria foi construído o muro de Berlim que dividia a Alemanha em duas o lado Ocidental e Oriental respectivamente Capitalista e Socialista, com o fim da Guerra em 1990 o muro veio a baixo, e o mundo se tornou quase que por completo capitalista.

2ª GUERRA MUNDIAL

A 2ª Guerra Mundial começou em 1939, quando o exercito Alemão invadiu a Polônia. Logo após Inglaterra e França declararam guerra a Alemanha. De acordo com a politica existente na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão)

Pode ser considerada como a principal causa dessa Guerra, o Tratado de Versalhes. Esse Tratado, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.

FIM DA GUERRA

O fim da guerra se deu no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão foi o ultimo a assinar o tratado, porem ainda sofreu ataques dos Estados Unidos que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.

O termino da 2ª guerra trouxe muita destruição principalmente aos países derrotados, na Alemanha aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos nos campos de concentração pelos nazistas.

Com o final do conflito, em 1945, foi criada a ONU ( Organização das Nações Unidas ), cujo objetivo principal seria a manutenção da paz entre as nações. Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados

INICIO DA GUERRA FRIA

A Guerra Fria tem inicio após o fim da Segunda Guerra Mundial, com Estados Unidos e União Soviética disputando o total poder politico, militar e econômico no mundo.

A União Soviética com o poder socialista baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e contra a propriedade privada. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com