TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Correntes da Cartografia Teórica e Seus Reflexos na Pesquisa

Por:   •  8/6/2016  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE – UNICENTRO

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: CARTOGRAFIA
PROFESSOR: ALIDES

ALUNA: GIOVANNA DE OLIVEIRA

DATA: 25.05.2016

Correntes da cartografia teórica e seus reflexos na pesquisa

                      Rosely Sampaio Archela

Edison Archela

              O desdobramento da cartografia teórica é muito recente, em meados de 1930 a cartografia temática começou a se tornar o foco de estudos.

As associações da cartografia foram reunidas após a Segunda Guerra, sendo assim, foi criado a ACI – Associação Cartográfica Internacional, onde se buscava discutir e apresentar tudo que era relacionado com o aprimoramento da cartografia. Na época em que a Teoria da Comunicação progrediu, também se teve a Teoria da Modelização, a Semiologia Gráfica e a Teoria da Cognição, todas com os mesmos princípios. Através dessas teorias o mapa se tornou um veículo de informação.

               A Teoria da Modelização basicamente trata da análise dos dados que compõem um mapa, onde se tem alguns níveis para melhor se investigar os dados que farão parte do mesmo, sendo eles: Compilatório, que faz o levantamento dos dados; o Correlatório, onde verifica se os dados apresentam uma relação antes de ir para uma análise definitiva; o Semântico, objetiva encontrar a síntese dos dados; e o Normativo, cujo qual cria se um modelo de tudo junto que pode servir de base para algumas hipóteses.

               A Semiologia Gráfica, pressupõe que a imagem se comunica, assim como uma linguagem visual, onde coloca no mapa exatamente os dados descritos de forma a se compreender vendo.

               A Cognição Cartográfica é considerada uma procedência mutante de informações, onde o leitor interpreta o mapa e assim adquire as informações nele contidas. Por isso teve-se uma preocupação maior em desenvolver um mapa para leitura do usuário, para que ele interpretasse com mais facilidade e clareza as informações.

               Com o desenvolvimento da tecnologia a Cartografia passou a aproveitar melhor esse recurso, o que possibilitou um grande avanço em várias áreas, tais como os mapeamentos por computador, e as informações geográficas, por então serem melhor armazenadas tendo a facilidade de acesso e processamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com