TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAITUBA: RESULTADOS DE PESQUISAS EFETIVADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  25/9/2020  •  Artigo  •  3.630 Palavras (15 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 15

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAITUBA: RESULTADOS DE PESQUISAS EFETIVADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANTOS, Reris Adacioni de Campos dos1

Faculdade de Itaituba - FAI

PAES, Maria Danielle Lobato2

Faculdade de Itaituba - FAI

RESUMO: O presente artigo busca apresentar os resultados de observações realizadas durante os períodos que compreenderam os estágios supervisionados na graduação. Justifica-se pela relevância do ensino de línguas para o desenvolver da comunicação dos alunos e serem fundamentais pesquisas centradas nas práticas de ensino e aprendizagem, com intuito de identificar as inovações metodológicas ou a prática tradicional. Com intuito de elaborar o embasamento teórico da investigação optou por realizar pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e caráter qualitativo, além de observação das práticas pedagógicas de quatro professoras, sendo duas que atuavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso e duas que trabalhavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, em turmas do sexto ao nono ano. As investigações demonstraram que nas duas escolas em que realizou o estágio ocorre com frequência o ensino da gramática tradicional, configurado no ensino da Língua Portuguesa, com aplicação de regras, normas e o emprego de frases soltas, transcrição de exercícios de fixação, cópias de conteúdos. Além disso, há oportunidade para diálogo, discussão acerca de variados assuntos, principalmente sobre temas trabalhados na aula, tendo considerável participação dos alunos. Com base nas informações levantadas pôde-se perceber traços do ensino tradicional ainda que existam práticas dinamizadas que cabem a participação dos discentes em atividades orais.

Palavras-chave: Língua. Ensino. Observação.

ABSTRACT: The present article seeks to present the results of presentations made during the periods of time that comprise the supervised states during graduation. Justify the relevance of language teaching for the development of student communication and fundamental research focused on teaching and learning practices, in order to identify as methodological innovations or traditional practices. In order to elaborate or support the theoretical teaching of research, or to carry out bibliographic research, of a descriptive nature and of a qualitative character, in addition to observing the pedagogical practices of four teachers, two of which were activated at Brigadeiro Haroldo Coimbra Municipal Elementary School Veloso and two who worked at the Magalhães Barata Municipal Elementary School, not in sex classes per year. As the investigations have shown that in the two schools where the student frequently takes or takes classes, the teaching of the Portuguese language is applied in the teaching of the Portuguese language, with the use of rules, standards and the use of phrases, transcription of exercises recording, content reproductions. In addition, there are opportunities for dialogue, discussions on various subjects, especially on topics worked in class, participatory participation of students. Based on the information collected, you can see the traits of traditional teaching that there are dynamized practices that fit the participation of students in oral activities.

Keywords: Language. Teaching. Note.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo busca apresentar os resultados de observações realizadas durante os períodos que compreenderam os estágios supervisionados na graduação, nos quais presenciou a prática do ensino de Língua Portuguesa em duas escolas da rede pública, localizadas na cidade de Itaituba, atentando-se às metodologias de ensino utilizadas, aos conhecimentos repassados e interação entre alunos e professoras.

Desse modo, as instituições bases para a pesquisa foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, onde realizou o estágio comum pautado nas normas da Base Nacional Comum Curricular, no período dos meses Fevereiro a Junho de 2018, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, na qual efetivou a residência docente, entre os meses de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020, através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela Capes.

A pesquisa justifica-se pela relevância do ensino de Língua Portuguesa e, em vista disso, ser importante analisar o ensino desta língua nas escolas de educação básica, logo que este é o momento inicial da formação comunicacional do educando e assim surgem alguns processos de interação social, relevantes para o convívio em sociedade nas mais diversas fases da vida, além do aprimoramento de habilidades fundamentais para o indivíduo, entre elas a construção, leitura, compreensão e interpretação de textos.

Desse modo, justifica-se ainda pela relevância do ensino de línguas para o desenvolver da comunicação dos alunos e serem fundamentais pesquisas centradas nas práticas de ensino e aprendizagem, com intuito de identificar as inovações metodológicas ou a prática tradicional.

A metodologia empregada está baseada na pesquisa descritiva, com caráter qualitativo, tomando como base a pesquisa bibliográfica efetivada através da consulta de informações pertinentes ao tema em trabalhos teóricos já existentes, além da observação atenta a detalhes da prática de ensino da língua nacional de quatro professoras que atuavam durante o estágio nas escolas citadas, em turmas do sexto ao nono ano.

2 O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA

A constituição da língua ocorre quando é produzida pelos indivíduos da relação eu-tu, relação esta que Bankhtin intitulou como interação verbal, efetivada por meio de textos ou discursos, escritos ou oralizados, isto é, a língua  é um sistema que precisa da interlocução e do ato linguístico produzido entre os sujeitos em um processo interativo (SIMONATO, 2015).

Em consoante, Coelho (1993, p. 27) afirma que a língua “é um produto natural híbrido: natural e social”, “um instrumento de comunicação constituído por um sistema de convenções linguísticas”. Neste sentido, a língua tem em sua composição aspectos fonéticos, morfológicos, sintáticos, estilísticos, e outros, todos comuns a determinado meio social.

Segundo a autora, a língua, como mecanismo de comunicação, faz o uso da fala e da escrita e considera certos objetivos, entre eles está o aprendizado acerca das vivências humanas para representa-las na forma escrita ou oral da linguagem, tornando-as fatos comunicáveis aos demais, isto é, fixar essas reproduções através da escrita para que ocorra a transmissão entre as pessoas, perpassando de geração em geração, com o intuito de que experiências vivenciadas possam se tornar representações culturais de determinada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com