TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reflexões sobre ética e pesquisa

Por:   •  6/8/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DO ESTUDO

Aluna: Karen Silva de Souza

Atividade: Resumo: Ética e Pesquisa.

  • Reflexões sobre ética e pesquisa

Através do texto foi nos mostrado a importância da Ética nas pesquisas em Linguística Aplicada e a necessidade de maior espaço na literatura da área.

Foi nos mostrado também cinco tópicos sobre a relação entre pesquisadores:

  1. O respeito ao trabalho do colega: Nos diz que devemos ter cuidado ao se tratar do trabalho do próximo, pois muitas situações desagradáveis têm acontecido por essa falta de respeito. Não deve-se menosprezar e nem advogar a supremacia do seu trabalho, e sim ajudar o próximo a melhorar.
  2. Autoria e co-autoria: Com relação a isto, Paiva argumenta que não há consenso se temos ou não o direito de reivindicar co-autoria nos trabalhos de nossos orientandos, entendendo que essa co-autoria só se justifica se tivermos uma participação substancial no trabalho a ser publicado.
  3. Pareceres sobre os trabalhos dos colegas: Nos mostra que nos trabalhos dos colegas é necessário que se olhe o mérito, “a competência com a qual o argumento é conduzido e a importância dos resultados. Ressalta também que é necessário ter cuidado com suas próprias tendências.
  4. Citações de trabalhos de outros pesquisadores:  É ressaltado que devemos ter cuidado ao fazer menção de trabalhos de outros pesquisadores, pois podem acabar virando plágio. 
  5. Cooperação com outros pesquisadores: Nos mostra a necessidade de sermos éticos na colaboração de trabalhos com outros pesquisadores, afinal, ser ético é ser responsável e solidário.

         O Texto mostra-nos também outros subtópicos que discutem a relação de pesquisador e pesquisado através de 7 perguntas e suas respectivas respostas e tudo nos leva a ressaltar: A ética não pode prescrever conteúdos ao agir, nem pode instrumentalizado; não é seu papel fornecer soluções concretas ao agir humano. A ética precisa contar com a capacidade de os indivíduos encontrarem saídas plausíveis, racionais para o seu agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com