TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cozinha alemã

Projeto de pesquisa: Cozinha alemã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A diversidade de regiões alemães constituiu uma gastronomia diferenciada, pratos da região norte são os mais substanciosos, com muitas carnes e defumados. Essa região é a mais rica em peixes, sendo um dos maiores mercados de pescados do país. Em outras regiões, onde fica os estado de Hessen, Saxônia e Turíngia, predomina as carnes de caça e preparações com vitela, na região de Konstanz, Liendau e Munique, há oferta de diversas culinárias de todo o país por ser uma região turística;e próximo do lago Bodense há o cultivo de frutas para geleias que são exportas para o mundo todo.

A cozinha alemã abrange diversos tipos de alimentos e produções de acordo com a necessidade e matéria prima de cada região. Porém, algumas das grandes vocações gastronômicas do país encontram-se na produção de cervejas, embutidos e na plantação de batatas. Na Alemanha há grandes cervejarias especializadas principalmente em cervejas claras, mas há também os vinhos, o país produz essencialmente o vinho branco com praticamente toda sua produção de uma única variedade.

Ainda nas especialidades, o país é a casa das grandes Charcutarias, são os locais de criação de porcos que consequentemente oferecem as melhores produções com carne suína como presuntos, terrinas, patês, salsichas, linguiças, roulades, chouriços de sangue, etc.

Também se encontra uma grande variedade de pães, como o pão preto, integrais, de centeio, nozes, cebola, etc; dentre a variedade de pães há um tipicamente alemão muito difundido em todo o mundo, o Pretzel, é uma massa em forma de nó, geralmente assada e salgada, tem grande tradição na Alemanha principalmente para crianças.

A mesa alemã geralmente é farta e com muitos elementos energéticos a sequência de pratos não possuem divisão de em entrada, prato principal e sobremesa, geralmente, os alemães se dirigem direto para o prato principal, com entradas como acompanhamentos e a mostarda sempre presente. O café da manhã alemão é sempre generoso e variado rico em pães, geleias, carnes frias (embutidos) e queijos; o almoço costuma ser mais tardio, antigamente a tradição era almoçar ao meio dia, em geral essa tradição ainda permanece, mas atualmente, pode ser feita das duas horas da tarde, esta refeição consiste em uma sopa leve, batatas, arroz, legumes e alguma sobremesa (não obrigatoriamente). Entre o almoço e o jantar há ainda a Hora do chá, uma refeição intermediaria na qual é servido chás, bolos, biscoitos e por vezes, café. A última refeição do dia é o jantar, consiste em uma refeição que ocorre por volta das dezenove horas, geralmente servida de queijos, pães, peixes, legumes, saladas, frios e sobras do almoço.

As sobremesas alemãs quase sempre envolvem frutas da estação, cremes, gelatinas e sorvetes.

O país oferece diversas festividades, a maioria envolve muita gastronomia e tradição, como por exemplo, o Dia de São Nicolau comemorado no dia 5 para o dia 6 de Dezembro, muito confundido com tradições natalinas, as refeições da festividade envolvem um típico biscoito alemão em formato de estrela, corações com massa à base de mel, amêndoas, gengibre e coco, aromatizado com suco ou aguardente de frutas.

O Natal alemão é um feriado extremamente tradicional, na época há o Weihnachtsmarkt,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com