TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino técnico - licenciatura

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O Ensino Técnico é uma solução encontrada para a demanda de mão-de-obra na indústria brasileira, conforme analisaremos no artigo final, ela tem no seu contexto histórico de formação a época da Ditadura Militar, um período obscuro da história de nosso País. Com o "milagre brasileiro" esta demanda de profissionais mais qualificados surgiu em conseqüência do desenvolvimento industrial, era preciso preencher essa lacuna que existia somente porque os trabalhadores que tinham sua formação no ensino médio não continuavam sua formação (especialização) devido a falta de acesso a esses espaços, mecanismos, "privilégios".

Na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) nós temos em 1996 a regulamentação do ensino técnico que poderia ser ofertado em três formas: integral, concomitante e subseqüente. No integral nós temos o ensino técnico junto com a formação do ensino médio regular, ou seja, ambos possuem o mesmo currículo, a formação concomitante propõe o ensino médio e o ensino técnico em turnos e currículos diferenciados e a subseqüente  se refere a formação do ensino técnico depois da conclusão do ensino médio.

Analisaremos o ensino técnico integral pois queremos averiguar se o currículo médio regular fica "prejudicado" com a implementação de uma formação tecnicista, além disso faremos um recorte das disciplinas focando na área de ensino de Sociologia, matéria cuja a implementação no ensino médio é recente, bem como o próprio ensino técnico.

As questões a serem respondidas pelo artigo são as seguintes: O ensino técnico "prejudica" a formação do ensino médio regular? A sociologia tem o seu reconhecimento no ensino técnico? Os efeitos do ensino técnico nos alunos estão atingindo seus objetivos? e principalmente, a formação humanista esta sendo contemplada neste modelo de ensino?

É importante ressaltar que o ensino técnico precisa desempenhar sua função de educação, e não uma formação para a mão-de-obra que não leva em consideração a formação crítica e humanista. No início de sua criação o ensino técnico era voltado para a rápida implementação no mercado de trabalho, conseqüentemente isso havia um preço pois a formação era somente para cumprir com esse objetivo e deixava de lado os aspectos mais importantes para sobrevivência na sociedade, que é a formação crítica e humanista.

Segundo Kuenzer, as formas de educação são moldadas segundo os modos de produção vigentes  que possuem uma demanda de cada grupo que deve desempenhar sua função na divisão social e técnica do trabalho, tivemos a implementação do modelo de produção Toyotista na sociedade contemporânea que exige um trabalhador "polivalente" e "multifuncional" capaz de operar máquinas com números, tendo em vista essa lógica a educação técnica realmente se preocupa com a formação total dos estudantes? Qual o papel da sociologia nessa contexto?.

2. JUSTIFICATIVA

O estudo do Ensino Técnico é amplamente discutido nos meios acadêmicos, a resposta a esses problemas nos levam a perceber de fato o papel da educação na nossa sociedade. Se a escola tem uma função a ser desenvolvida, o não funcionamento da instituição traz a tona problemas sociais tais como analfabetismo, violência, alienação dos direitos e deveres. Além disso as expectativas criadas em torno da educação são amplas pois estamos  tratando de uma formação que deve ir além da profissionalização mas também contemplar uma formação humana e crítica. Tornando possível que os alunos se tornem agentes de mudança no meio social em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com