TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

Desafio Profissional 3º Semestre

Atenção para a construção do referencial teórico, citando corretamente as obras e os autores utilizados.

Desafio Profissional Curso de Geografia 3ª série

Desafio Profissional A Escola Desenvolvimento Integral foi escolhida para participar de um concurso de projetos de aprendizagem em geografia cujos temas são de grande vulto para a sociedade. Neste ano, o tema deste concurso é: Construindo a Igualdade de Gênero e Etnia.

Disciplinas norteadoras: Organização e Regionalização do Espaço Mundial, Geografia da População e Ambiente, História do Pensamento Geográfico, Geografia do Brasil, Direitos Humanos e Geografia Cultural

Objetivos Gerais

Favorecer a aprendizagem. ⎫ Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. ⎫ Promover o estudo dirigido a distância. ⎫ Desenvolver os estudos independentes e sistemáticos e o autoaprendizado. ⎫ Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. ⎫ Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. ⎫ Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. ⎫ Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Objetivo Especifico

Construir um projeto de aprendizagem voltado aos alunos do ensino médio, relacionando gênero, etnia e população economicamente ativa (PEA) no Brasil.

Produção acadêmica

 Construção de um projeto de intervenção pedagógica, considerando um cenário hipotético, voltado aos alunos do ensino médio da Escola Desenvolvimento Integral e que relacione gênero e etnia com os dados sobre a PEA.

Atividades Dinâmicas:

1º Procedimento: formulação e aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturada que seria a base de coleta de dados na comunidade escolar; A escolha por uma entrevista semiestruturada se deve ao fato de esse tipo de obtenção de dados dar mais liberdade, ao entrevistado e ao entrevistador, em colocar seus apontamentos e ceder mais informações(Os questionamentos dariam frutos a novas hipóteses surgidas a partir das respostas dos informantes favorecendo assim  não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade  além de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações

Para se aproximarem teoricamente desse tipo de entrevista, vocês realizaram a leitura e discussão do texto de Eduardo José Manzini Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Disponível em:  Pesquisar Googlo. Acesso em: 26 out. 2016. Para o passo 1 é necessário que você leia o texto de Eduardo José Manzini, Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016. Nele você encontrará informações que te ajudarão a elaborar o roteiro de entrevista semiestruturada, levando em consideração principalmente o objetivo da investigação e, consequentemente, da pesquisa e do projeto de modo geral. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa, de Márcia Tourinho Dantas Fraser e Sônia Maria Guedes Gondim. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2016. Nesse artigo, as autoras irão discutir a entrevista enquanto um instrumento qualitativo de obtenção de dados, realizando contrapontos com a entrevista como instrumento quantitativo. Elas realizam, também, uma caracterização das entrevistas qualitativas quanto a estrutura, tipos, objetivos, papel dos participantes, dentre outros.

Após a discussão sobre o texto, vocês elencaram alguns pontos que necessariamente deveriam ser abordados nas perguntas que comporiam o roteiro da entrevista. ⎫ Escolaridade. ⎫ Gênero. ⎫ Etnia. ⎫ Membros da família. ⎫ Fonte de renda. ⎫ Jornada de trabalho. ⎫ Regime de contrato de trabalho. ⎫ Responsável pela renda. ⎫ Como se deu o ingresso no mercado de trabalho. ⎫ Situações de preconceito (gênero e etnia) no mercado de trabalho. ⎫ Função ocupada pelo(a) responsável pela fonte de renda.

Em seguida, vocês elaboram 15 questões que foram aplicadas às famílias da comunidade escolar destinadas a investigar a existência ou não de desigualdade de gênero e etnia na comunidade escolar da Desenvolvimento Integral.

Obs.Não se esqueça de apontar a elaboração e aplicação deste roteiro de entrevista no tópico “metodologia” do projeto de aprendizagem (passo 3 deste Desafio Profissional).

Passo 2 – Análise crítica dos dados da Estatística de Gênero – IBGE 2014

Para o passo 2, o principal instrumento teórico que irá te orientar será a seção Estatísticas de Gênero, do site do IBGE. Disponível em: . Acesso em 27 out. 2016. Nesse site é possível selecionar gráficos, tabelas e cartogramas por tema, região, gênero e etnia. Assim, constitui-se um modo de enriquecer sua produção textual. A publicação completa da Estatística de gênero: uma análise dos resultados do censo demográfico 2010 está disponível em:WWW........

e demonstra as análises dos dados do censo demográfico de 2010, levando em consideração, especialmente, a questão do gênero e da etnia. Ainda neste passo, o livro Igualdade de gênero e raça no trabalho: avanços e desafios, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) poderá te auxiliar na obtenção de dados oficiais e de referências teóricas que poderão enriquecer sua produção textual e o tópico “referencial teórico” do projeto (passo 3). Esse livro é composto por artigos e estudos de teóricos da área de políticas públicas, direitos humanos, economia, assistência social, entre outras. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2016.

2º Procedimento:    uma realização de uma produção textual crítica tendo como base de análise os dados sobre mercado de trabalho e rendimento, oriundos da publicação Estatística de gênero: uma análise dos 4 resultados do censo demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fim de expor e contrapor dados oficiais do território nacional sobre a existência ou não de desigualdades de gênero e etnia na PEA nacional e, ainda, auxiliar na elaboração do referencial teórico do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com