TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO COPPETEC: SEGUINDO O MELHOR SENSOR SOBRE O PLANEJAMENTO

Projeto de pesquisa: PROJETO COPPETEC: SEGUINDO O MELHOR SENSOR SOBRE O PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EPESQUISA DE ENGENHARIA – COPPE

PROGRAMADE PÓS-GRADUAÇÃO

DE

ENGENHARIADE PRODUÇÃO

PROJETO COPPETEC: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ENGENHARIA DE PLANEJAMENTO

Ênfase: Elaboração e Análise de Projetos de Investimento e Gerência de Risco.

Coordenação Geral: Professor Carlos A. Nunes Cosenza

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO CURSO

A decisão de investir causa profundos reflexos na economia nacional e as instituições de fomento têm papel impar neste contexto ao analisar projetos de várias magnitudes.

Um investimento pode ser visto sob diversas óticas, sendo necessário, porém, que se conheçam todas as suas dimensões para que a decisão de realizá-lo possa se dar de forma coerente, isto é, em consonância com a política econômica geral e seus objetivos; eficiente, sem que haja por parte do investidor perda de capital; inovadora, de forma a induzir novos caminhos que permitam ao país manter um desenvolvimento sustentável e integrado – internacional, nacional e regionalmente.

Criar esta expertise não é tarefa fácil, já que envolve além dos conhecimentos acadêmicos uma experiência profissional em lidar com projetos nos diversos setores da economia nacional (infra-estrutura, indústria, agricultura, serviços etc), em razão das suas especificidades e dinâmicas próprias.

Deste modo, o que se propõe é uma integração entre a academia e o exercício profissional, objetivando ocupar um campo de trabalho comum, onde docentes e pesquisadores da UFRJ junto com profissionais interessados ou atuantes na área de projetos, possam desenvolver material de trabalho (textos didáticos, roteiros de análise de projetos, estudos de caso, artigos e outros produtos) como base metodológica para a elaboração de projetos de investimento e risco, bem como para dar suporte às avaliações das instituições de fomento, empresas e indústrias voltadas para o desenvolvimentosustentável.

Nesse sentido, o que se pretende não é meramente ofertar cursos de treinamento, embora o ensino seja uma das peças chaves como facilitadora do processo, já que se trata de informação e formação sistemática. Pretende-se, a longo prazo, criar e sustentar um intercâmbio no qual a UFRJ, através de suas Unidades afins à área de Projetos, possa servir como um Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão, de apoio às atividades de profissionais e de instituições de fomento, com a capacitação continuada de recursos humanos que trabalham direta ou indiretamente com projetos empresariais e públicos.

OBJETIVO DO CURSO

Aliar o conhecimento acadêmico da Universidade à experiência profissional da área (planejadores, executivos, gerentes e outros), visando o desenvolvimento de expertise em planejamento e projetos de investimento e risco. Pretende-se preparar profissionais de alto nível para a tomada de decisão em ambiente de risco.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a planejadores, executivos, gerentes, analistas de projetos e outros profissionais interessados na identificação de oportunidades de investimentos.

PRAZO DE DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO CURSO

A previsão de duração do curso é de 16 (dezeseis) meses, incluindo o período de elaboração e entrega da monografia. O programa engloba 14 (quatorze) disciplinas expositivas, seminários sobre Projetos de Inovação Tecnológica da COPPEe uma disciplina de orientação de monografia, considerando a carga horária total de 366 horas/aula, distribuída conforme a seguir:

Disciplinas expositivas: 354 horas

Seminários: 12 horas

Orientação de Monografias: sem carga definida

A carga horária semanal é de 6 (seis) horas em sala de aula, com um intervalo para lanche. As aulas serão ministradas duas vezes na semana, as segundas e quartas-feiras.

LOCAL E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

O curso será realizado às segundas e quartas-feiras no Clube de Engenharia, Av. Rio Branco, 124, 18º andar, Centro do Rio de Janeiro, de 18h30 às 21 h., sendo 15 min para um coffee break.

PRÓXIMA TURMA:

Início previsto para agosto de 2014 e término em setembro de 2015.

VALOR PROGRAMADO:

R$ 12.800,00 em 16 parcelas de R$ 800,00 (13 meses de aulas, mais 3 meses de preparação de monografia assistida).

OFERTA DE VAGAS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

O curso oferece 30 (trinta) vagas por turma. O processo de seleção terá início com o preenchimento de formulários de inscrição por parte dos candidatos. A seleção será feita por professores da COPPE, em duas etapas:

• análise das informações solicitadas nos formulários de inscrição;

• entrevistas com os candidatos selecionados na primeira etapa.

ESTRUTURA CURRICULAR:

O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, sob a coordenação geral dos Professores Carlos Alberto Nunes Cosenza DSc. – Prof. Emérito da UFRJ e Cesar das Neves, D. Phil. – York University..

Para a execução programática do curso, serão convidados alguns professores não pertencentes ao quadro da UFRJ, até o limite de 25% da carga horária total do curso, de acordo com o que determina o Artigo 46 – Parágrafo 3o. da Resolução CEPG no 05/01, de 14.12.01. O corpo técnico de apoio será composto pelos professores constantes do Anexo 1 desta proposta, todos pertencentes ao quadro da UFRJ, em atendimento ao que estabelece o caput do referido Artigo 46 e, também, o item 1.c da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com